A Prefeitura de Juazeiro do Norte anunciou nesta segunda-feira (8), que deve receber novos leitos clínicos para ampliar a capacidade já existente para pacientes diagnosticados com o novo coronavírus em tratamento, bem como criar outros leitos de retaguarda. De acordo com a Secretaria da Saúde, a atual capacidade do município passa por reestruturação e ampliação, e deve contar com novos leitos clínicos, leitos de estabilização e semi-leitos nas unidades de saúde em funcionamento para combate ao Covid-19.
Na Unidade de Combate à Covid-19, na chamada UPA da Lagoa Seca, está sendo organizada a instalação de mais 05 leitos clínicos, que se somarão aos 30 já existentes. No local, foi organizada a rede de gases para viabilizar o funcionamento dos respiradores para pacientes que necessitarem da ventilação mecânica.
Francimones Albuquerque, secretária de Saúde de Juazeiro, afirmou que, com a conclusão da montagem da rede de ar comprimido será possível abrir 06 leitos semi-intensivos na Unidade. Também está sendo feita a aquisição de todos os materiais e equipamentos necessários para o pleno funcionamento dos capacetes Elmo que o município recebeu do Sistema FIEC.
Na UPA do bairro Limoeiro foram instalados 04 novos leitos de estabilização, com suporte de respiradores. O local dispõe de 07 leitos para casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, sendo um de UTI. Já no Hospital Infantil Maria Amélia foram abertos 05 leitos pediátricos para este perfil de atendimento.
Leitos de retaguarda
Estão sendo organizados outros 30 leitos de retaguarda, que podem ser implantados no prédio do antigo Hotel Municipal, no centro da cidade. Esses leitos serão ativados caso a ocupação da Unidade de Combate à Covid-19 chegue a 50%.
O Governo do Ceará também prevê inaugurar em breve um novo Hospital de Campanha em Juazeiro do Norte, que deve funcionar em anexo a UPA do Limoeiro. A unidade existente no Ginásio Poliesportivo foi recentemente desativada e desmontada pela prefeitura.