sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Janeiro Roxo: Sesa realiza webinar sobre o manejo clínico da hanseníase

A Saúde do Ceará promove, nesta quarta-feira (17), um webinar sobre os avanços e desafios no diagnóstico e manejo dos pacientes com hanseníase. Voltado para os profissionais da Atenção Primária à Saúde e da Vigilância em Saúde, o evento acontecerá de forma on-line, a partir das 14h30, através do link.

O webinar será moderado pela articuladora do grupo técnico da hanseníase, Yolanda Morano. A programação seguirá com os palestrantes Juliana Borges, orientadora da Célula de Prevenção e Vigilância de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis da Sesa; Araci Pontes, diretora técnica do Centro de Referência em Dermatologia Dona Libânia; e Gustavo Laine, coordenador-geral substituto de Vigilância das Doenças em Eliminação.

Segundo Yolanda Morano, o objetivo do webinar é atualizar os profissionais de saúde quanto ao manejo clínico da hanseníase. “A hanseníase é uma doença infecciosa, transmissível e de caráter crônico, que ainda persiste como problema de saúde pública. Nosso intuito é informar os profissionais da vigilância e da atenção primária do Estado sobre a doença”, ressalta.

Janeiro Roxo

O mês de janeiro leva a cor roxa para alertar e conscientizar a sociedade sobre o combate à hanseníase. A doença é contagiosa, mas, tem controle e tratamento oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A contaminação ocorre pelo Mycobacterium leprae e, por atingir os nervos, uma das primeiras sequelas é a perda de sensibilidade da pele. O diagnóstico precoce é importante para evitar a transmissão e o risco de desenvolvimento de incapacidades físicas.

 

Outros Posts