sexta-feira, 19 de julho de 2024

Janeiro Branco: unidades dispõem de atendimento psicológico para profissionais

Durante o Janeiro Branco, mês em que se debate a saúde mental no Brasil, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) destaca o cuidado que suas unidades promovem no acolhimento a profissionais. Após a pandemia de covid-19, período no qual os trabalhadores da área se dedicaram, dia e noite, para salvar vidas nos hospitais da rede pública estadual, algumas sequelas psíquicas ainda podem ser observadas.

Mas, para além do contexto pandêmico, as questões mentais e emocionais de quem atua na assistência à população continuam sendo uma preocupação e motivo de mobilizações nos equipamentos da Rede Sesa. O Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA) é um deles. Nas manhãs de terça-feira, o Serviço de Psicologia fica à disposição dos colaboradores.

“Realizamos atendimentos focados em contextos de crise, com orientação que pode se repetir por até dois meses”, explica a psicóloga Raiane Gaudino Gadelha. Quando há a necessidade de psicoterapia por longo prazo, o profissional é encaminhado a um serviço especializado parceiro.

Outros Posts