A famosa rede social de compartilhamento de imagens, Instagram, lançou essa semana seu novo serviço de vídeos dentro da plataforma: o IGTV (abreviatura para “Instagram TV”). A aplicação, de acordo com especialistas em tecnologia e redes sociais, promete bater de frente com um grande concorrente, o YouTube.
O IGTV traz como proposta uma forma de compartilhar vídeos no aplicativo de maneira mais completa, trazendo uma oportunidade para que os produtores de conteúdo façam o upload de vídeos maiores. Atualmente o Instagram suporta, no feed de postagens, vídeos de até 60 segundos, e de até 15 segundos nas histórias.
Com o novo serviço agora serão permitidos vídeos de conteúdo amador e profissional de até uma hora. No momento, o Instagram está liberando gradualmente a funcionalidade para alguns perfis privados e públicos, com tempo de até 10 minutos de vídeo, permitindo adicionar descrição e comentários de seguidores.
Durante o anuncio oficial da novidade na tarde desta quarta-feira (21) em São Francisco, nos Estados Unidos, o cofundador do aplicativo, Kevin Systrom, anunciou que o IGTV irá receber em breve um aplicativo próprio, separado do aplicativo oficial do Instagram, disponível para Android e iOS, onde irá reunir funcionalidades próprias para criação de conteúdo. “Nós queremos fazer algo diferente, pensado para quem vive com o celular na mão”, afirmou Kevin.
Será este o fim do YouTube? Ou a plataforma conseguirá competir democraticamente num espaço onde quem oferece o melhor serviço e mais fácil e dinâmico acesso acaba por ter maior fidelidade de utilização dos usuários? O que sabemos é que a novidade irá interferir diretamente na política de monetização da tradicional plataforma de vídeos do Google.