domingo, 03 de março de 2024

Início da 2ª quinzena de maio indica chuvas isoladas; litoral deve concentrar principais registros

O início da segunda quinzena do mês de maio, que marca o fim da Quadra Chuvosa no Ceará, deve apresentar condições para chuvas isoladas, passageiras e não muito expressivas. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os principais acumulados são esperados para faixa litorânea e ainda concentrados entre madrugada e manhã.

Para esta terça (16), as principais chuvas deverão ocorrer ainda no Cariri, mas também no Maciço de Baturité e ao longo da faixa litorânea. Já para a próxima quarta-feira (17), a Funceme indica baixa possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea entre o final da madrugada e início da manhã.

As precipitações previstas para estes três dias se dão em virtude de áreas de instabilidades oriundas do oceano Atlântico e do leste do Nordeste, além do sistema de brisa e dos efeitos locais (temperatura, umidade e relevo).

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no período da quadra chuvosa, continua afastada da costa do Estado, estando localizada ao norte da Linha do Equador, em torno de 3°N, que é uma situação que desfavorece a ocorrência de chuvas generalizadas no Ceará.

Outros Posts