A primeira colação de grau presencial do Instituto Federal de Ciências e Tecnologias do Ceará (IFCE), após a pandemia, aconteceu na noite desta sexta feira (14), no campus de Juazeiro do Norte, Ceará. O evento reuniu os concluintes do ensino superior em Educação Física, Licenciatura em Matemática, Engenharia Ambiental, Engenharia de Construção em Edifícios, e Tecnologia em Automação Industrial.
A cerimônia foi repleta de emoções entre a gestão e os concluintes, visto que as aulas dos semestres anteriores aconteceram de forma remota, e foram retomadas de forma totalmente presencial apenas no primeiro semestre de 2022, por causa do isolamento da Covid-19, que se espalhou pelo mundo em 2020. O coordenador do curso de Licenciatura em Matemática do IFCE, Helano Leon Maia, que atua desde 2021 como coordenador, relata que ser professor é difícil, mas que é pela educação que começa a mudança no mundo.
Ele ressaltou também a importância da defesa da educação, ao lembrar do último corte nas verbas das instituições de ensino superior pelo governo atual, que prejudica e imobiliza o funcionamento das universidades públicas. Helano ainda diz que apesar desse percalço na profissão de professor, ainda assim se sente feliz, ao saber que está contribuindo nem que seja um pouco para uma sociedade melhor no futuro, assim incentiva aqueles que desejam prosseguir na carreira.