quarta-feira, 17 de abril de 2024

HRVJ alcança marca de mil cirurgias com procedimentos de alta complexidade e videolaparoscopias

Inaugurado em 22 de setembro de 2022, o Centro Cirúrgico (CCG) do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte, unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), chegou aos mil procedimentos cirúrgicos, com a realização de cirurgia de vesícula e hérnia umbilical, em uma paciente de 27 anos.

São feitos, em média, cem procedimentos por mês, incluindo videolaparoscopias. As principais são: hernioplastia inguinal, umbilical, incisional e epigástrica, além de ressecção de tumor de partes moles, desbridamento de úlcera e colecistectomia.

Cirurgias de alta complexidade

Com a abertura do setor de politrauma, o hospital passou a realizar, também, procedimentos de alta complexidade, como cirurgia ortopédica, vascular e neurocirurgia. O paciente E.G.C, 46, servidor público, sofreu um acidente de moto e precisou passar por um tratamento cirúrgico de hematoma intracraniano. Foi o primeiro de neurocirurgia da unidade.

O acidente ocorreu na madrugada do dia 20 de agosto, e o procedimento foi feito no mesmo dia, com 2h30 de duração. Após isso, ele foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O procedimento foi realizado pela equipe comandada pelos neurocirurgiões Antonio Neto e Iuri Honcy.

Internado na clínica traumato-ortopédica, o paciente se disse satisfeito com o atendimento no novo setor. O médico neurocirurgião Luiz Anderson Bevilaqua explica que ele conseguiu ter um resultado positivo no procedimento. “Se ele tivesse que ser transferido para mais longe, até encontrar um tratamento, poderia ter custado a sua vida”, disse.

Até a manhã desta sexta-feira, 1º, foram realizados 61 procedimentos ortopédicos, duas neurocirurgias, duas cirurgias vasculares e três cirurgias bucomaxilofaciais. Caso haja necessidade, o hospital também já está apto e possui profissional para realizar cirurgias plásticas provenientes do setor de politrauma.

Outros Posts