Uma das maiores festas do Brasil começará no próximo domingo (10), na cidade do Crato. Após dois anos, a Expocrato está de volta e com uma expectativa gigante, tanto para a feira agropecuária como para o festival de música. A perspectiva é de que em uma semana, o evento movimente milhões na economia regional.
Sempre em períodos festivos, é notório o crescimento dos atendimentos tanto no Hospital Regional do Cariri (HRC), como no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). No HRC, o fluxo de atendimentos seguirá o padrão, com emergência 24 horas disponível para casos de média e alta complexidade. No entanto, orienta quanto aos cuidados para evitar acidentes automobilísticos durante os dias de festa. Pois de janeiro a maio deste ano, foram 1195 atendimentos relacionados a vítimas de acidentes de trânsito. 798 envolviam motocicletas, 38 de carro, 75% das vítimas são do sexo masculino e 52% têm entre 22 e 40 anos.
Já o SAMU, prestará o seu serviço nas áreas externas e vias públicas, quando solicitado através do telefone 192, e após o processo de triagem. O SAMU também alerta para que não façam uso de bebidas alcólicas e dirijam, que usem o cinto de segurança, tanto o condutor, como os passageiros, que os motoqueiros utilizem sempre o capacete e que todos obedeçam os limites de velocidades, pratiquem a direção defensiva, para evitar ao máximo acidentes.
Outro órgão que tem a demanda aumentada em períodos festivos é o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceara (Hemoce). Para ser um doador é necessário estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Em Crato é possível realizar a doação 7h às 17h30min, de segunda à sexta-feira, na sede do Hemoce, que fica na Rua Coronel Antônio Luís, 1.11, bairro do Pimenta. Já em Juaeiro do Norte, os atendimentos acontecem das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira, e das12h às 17h, nos sábados. A sede fica na Rua Beata Maria de Araújo, 30, bairro do Romeirão.
Por:
Pedro Paulo Vieira