A prevenção de lesões de pele por pressão desempenha um papel crucial nas unidades da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), que possuem protocolos e estratégias para garantir a qualidade do cuidado ao paciente. O coordenador do Serviço, Dielson Alves, destaca a importância da iniciativa para a comunidade hospitalar. Devido à imaturidade cutânea nos primeiros anos de vida, as crianças são consideradas um público de maior risco de desenvolver lesões de pele.
“A pele é o maior órgão do corpo humano, nosso manto protetor, responsável pela sensação tátil, termorregulação, imunovigilância e controle de infecções. Durante a internação, as crianças estão sujeitas a vários procedimentos necessários para o seu cuidado, expondo-as a riscos de lesões na pele, como a Lesão por Pressão (LP), um evento adverso prevenível e considerado a lesão de pele mais comum e grave”, explica.
“Estamos realizando ações lúdicas, apresentando teoria e prática, para que os familiares ou acompanhantes possam entender todo o processo preventivo das lesões por pressão. Estamos apresentando como realizar a mudança de posição do paciente acamado, a cada 2h, uso de superfícies adequadas, como os colchões, além de cuidados com a higiene e a hidratação da pele. São ações simples que contribuem para prevenir essas lesões”, explicou a enfermeira estomaterapeuta do HRC, Yterfania Feitosa.