Um homem foi flagrado por câmeras de segurança de diferentes supermercados do interior de São Paulo sofrendo o mesmo acidente: um escorregão seguido de queda. De acordo com as autoridades, trata-se de um novo tipo de golpe na praça.
Sob o olhar de várias testemunhas, o sujeito simula perder o equilíbrio devido a um suposto piso molhado e ao cair, finge se machucar seriamente. O objetivo da artimanha é processar o estabelecimento por negligência, cobrando uma indenização dos responsáveis por danos físicos.
Imagens do circuito interno mostram a tentativa do golpe em vários mercados nas cidades de Santos e São Vicente, litoral paulista. As ações são idênticas: em dado momento o suspeito despeja discretamente um líquido no chão (detergente, xampu, condicionador etc), minutos depois, quando há uma concentração razoável de pessoas por perto, ele retorna ao mesmo ponto e forja o tombo. Os três casos foram registrados no mês de abril.
De acordo com a Lei o rapaz pode ser acusado de estelionato, uma vez que tentou levar vantagem ilícita sobre terceiros por meio da enganação. Para crimes de estelionato o Código Penal prevê reclusão de 1 a 5 anos, mais multa.