domingo, 26 de maio de 2024

Guarda Municipal inicia capacitação do Grupamento Ambiental

A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro – SESP promoveu, nessa segunda-feira, 12, a aula inaugural do Grupamento Ambiental – GAM, através da Guarda Civil Metropolitana – GCM. O projeto é pioneiro no município e capacitará 44 agentes da Guarda.

Foram abordados a competência dos órgãos ambientais, o desenvolvimento sustentável e a introdução aos crimes ambientais. Também, em pauta, fiscalização, monitoramento e o resgate da educação ambiental.

O comandante da Guarda Municipal, Jozimar Correia, afirmou que, após a formação, todos os componentes passarão por uma seleção. “O Grupamento Ambiental é um sonho que conseguimos colocar em prática nesta gestão. Vamos viver e honrar a causa”, declarou.

Com objetivo de fomentar a preservação do meio ambiente, o secretário Executivo de Segurança Pública e Cidadania, César Alves, afirmou que “o GAM é uma política pública voltada para a proteção do patrimônio ecológico”.

O superintendente da Autarquia de Meio Ambiente – AMAJU, Eraldo Oliveira, deu ênfase ao Código Ambiental do município que, há 20 anos, propôs a criação de um Grupamento Ambiental em competência municipal e que, hoje, está sendo executado. “Estamos com o compromisso de oferecer a capacitação necessária para desempenhar um trabalho digno”, afirmou.

Estiveram presentes representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos – SEMASP e da Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto.

Outros Posts