Badalo
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • REGIONAL
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • POLICIAIS
domingo, 22 de maio de 2022
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Governo do Estado Principal
Badalo
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • REGIONAL
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • POLICIAIS
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Badalo
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados

Greta! Um insulto a dominação patriarcal na política

Isaac Luna Por Isaac Luna
26 de dezembro de 2019 19:30
Greta! Um insulto a dominação patriarcal na política

Foto: Erin Lux

Unimed Notícias

Quando foi nomeada capitã do exército francês, na Guerra dos Cem Anos, Joana D’Arc tinha 16 anos. Três anos depois, aos 19, já amplamente conhecida e vitoriosa, seria queimada viva na fogueira da Santa Inquisição, acusada de feitiçaria por homens do alto escalão do exército, incomodados coma competência militar e sucesso da garota.

A política, entendida maquiavelicamente como a “ciência do poder”, repete no decorrer da história a estrutura patriarcal de ocupação dos espaços de mando no tecido social. Trocando em miúdos: a política, ou o poder, é coisa de homem adulto, heterossexual e branco. Mulheres, jovens, homossexuais e negros são sujeitos sobre os quais se exerce o poder, não operadores dele (Michel Foucault e o seu conceito de biopolítica pode auxiliar bastante nessa compreensão).

De outra banda, nas ditas democracias contemporâneas, fundadas na ideia de representação, os grupos de interesse devem ter representatividade nos espaços de poder para evitar a imposição de vontades desmedida de alguns sobre todos (o que restaria na configuração do conceito de aristocracia). Quanto mais plural, multiétnica e multicultural for determinada sociedade, maior a necessidade de ocupação proporcional dos postos políticos por representantes dos mais diversos grupos, sob pena de falseamento do sentido mesmo da democracia.

Em um teste rápido para averiguação da validade desses enunciados, percebe-se que na Região Metropolitana do Cariri, por exemplo, não há nenhuma prefeita mulher, nenhum prefeito negro ou homossexual. A mesma regra se observa nas câmaras de vereadores, com baixíssima participação desses grupos na distribuição das cadeiras do parlamento. Se a lente for ampliada e o objeto de análise for o perfil dos governadores, dos deputados ou senadores, a regra de sub-representação de jovens, mulheres, negros e homossexuais permanecerá estável, sugerindo de maneira regular a validade empírica do que se diz teoricamente.

É nesse ambiente que se dá a análise sobre o burburinho que se criou nas últimas semanas acerca da ativista ecológica sueca Greta Thunberg, eleita pela revista liberal americana Time como a personalidade do ano. Antes disso a “pirralha” já havia sido cogitada para o Nobel da Paz de 2019 e feito um discurso forte na abertura da Cúpula do Clima, na sede das Nações Unidas. O mundo passou a prestar atenção a uma mulher adolescente que falava de um tema muito sensível aos homens adultos que comandam a política mundial: a mudança climática provocada pela ação humana de destruição do meio ambiente. Greta passara a ocupar um espaço de poder na arena mundial – e isso incomoda.

O sucesso da menina do aquecimento global reflete simbolicamente a participação dos grupos com déficit de representatividade na arena política, sobretudo jovens e mulheres dando o seguinte recado: é possível! Isso não é pouca coisa. Apenas a título de exemplo, temos no Brasil dois casos emblemáticos de como o modelo patriarcal de dominação política é arraigado: o assassinato ainda não desvendado da vereadora negra, suburbana e homossexual Marielle Franco e o autoexílio do ativista gay e deputado estadual Jean Wyllys motivado por reiteradas ameaças de morte pós-extermínio da vereadora já citada.

Greta é, portanto, uma personagem perigosa. “Pirralha”, “criança”, “manipulada”, “autista”, são adjetivos repetidas vezes dirigidos a ela para desqualificar ou minimizar a importância do espaço político (e, portanto, de poder) que sua atitude alcançou. Simbolicamente a sua odisseia pode inspirar mais jovens, mais mulheres e mais gente de diversos grupos igualmente alijados do jogo do poder a erguerem as suas bandeiras e ir à luta.

Nos dias de hoje não é mais possível resolver o seu caso de insubordinação e atrevimento como se resolveu o de Joana D’Arc, mas há o recurso de fritar a sua imagem, credibilidade e história utilizando as ferramentas do mundo virtual.

Greta é um perigo para “Os Donos do Poder” (lembrando Raimundo Faoro), para a manutenção da dominação patriarcal que cria barreiras à participação efetiva da juventude, das mulheres, dos negros e dos gays na política. Greta é uma mistura simbólica explosiva. Há motivos para temê-la.

*Isaac Luna é advogado, cientista político, escritor e professor universitário.

Post Anterior

Universitários contam apenas com uma linha de ônibus durante as férias em Juazeiro

Próximo Post

Carro explode durante abastecimento no Rio Grande do Norte

Isaac Luna

Isaac Luna

Cientista e consultor político, é membro ativo da Academia de Letras do Jaboatão dos Guararapes (PE), advogado e professor da Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN.

Mais Lidas

  • ‘Dia do Coach’ segue em tramitação para ser sancionada no Ceará

    Roberto Cláudio lidera primeira pesquisa de intenção de votos para governo do Ceará

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Barbalha divulga atrações do Pré -Pau e do Pau da Bandeira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Cantora Zizi Possi se apresenta no Sesc Juazeiro neste sábado (21)

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Humberto Gessinger apresenta novo show ‘Não vejo a hora’ nesta sexta (20) em Juazeiro

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Juazeiro divulga datas dos festejos juninos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Últimas Notícias

Crato vence e Icasa perde pelo Brasileirão série D

Ceará passa de 32 mil conexões de geração própria de energia solar

Lula mantém vantagem em todos cenários de segundo turno, aponta Ipespe

CAPS do Crato realiza caminhada e esquete teatral em alusão ao Dia de Luta Antimanicomial

Crato abre inscrições para o Circuito Cratense das Artes

Prefeitura de Barbalha Big Banner
  • Entre em contato
  • Anuncie Conosco
SOBRE NÓS

    

Levamos ao público, além de fatos de destaque no cenário regional, nacional e mundial, conteúdo diversificado, atualizado e dinâmico. Além de um portal de notícias, buscamos valorizar a cultura do Cariri, bem como suas belezas naturais.

WhatsApp

(88) 9.9205-4502

Facebook

facebook.com/portalbadalo

Instagram

@portalbadalo

Twitter

@portalbadalo

E-mail

contato@badalo.com.br

Telefone

(88) 2157-0177

© Copyright 2019 – Portal de Notícias Badalo

Desenvolvido Por: DaVinci – Marketing & Tecnologia

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Últimas Notícias
  • Cariri
  • Ceará
  • Esporte
  • Política
  • Policiais

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Todos os Campos são Obrigatórios Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist