Na noite desta segunda-feira (2), o casal de atores Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso iniciaram uma campanha virtual pedindo boicote a Júlio Cocielo. O posicionamento veio após um comentário racista do digital influencer contra o jogador de futebol francês Kylian Mbappé.
“Você tem noção do que são 11 milhões e 200 mil pessoas? Eu ajudo. É a população inteira da Bélgica. É um milhão a mais do que a população de Portugal. São 143 Maracanãs lotados. São todas as pessoas que ainda estão apoiando diretamente um influencer assumidamente racista.” afirmou o ator em seu perfil no Instagram.


Por sua vez, a atriz postou print’s de tweets antigos do Youtuber e comentou em seu perfil: “Alimentando o ódio contra as minorias, alimenta preconceito, faz piadas com crianças negras e ainda é “influenciador digital”. Medo, muito medo do nosso caminho pensando nesses “influencers” que sequer conseguem enxergar a sociedade que vivem.”
“O Tweet foi interpretado de mil formas diferentes e gerou uma grande discussão. Decidi deletar pois nunca fui de entrar em polêmicas, mas já era tarde demais” Disse Julio Cocielo.
Patrocinadores
“Temos que cobrar posicionamento das marcas que o patrocinam” foi o que disse o ator Bruno Gagliasso. E não demorou muito para que as empresas patrocinantes do influencer tomassem posição.
O Itaú, que tinha um vídeo da Copa nas redes sociais com Cocielo em destaque disse que retirou todos os clipes. Em comunicado, o banco afirma que “repudia toda e qualquer forma de discriminação e preconceito. Esperamos que o respeito à diversidade sempre prevaleça.”
o Submarino disse que “tomará as providências necessárias”. A empresa disse ainda que “repudia veementemente qualquer manifestação racista”.
A Adidas, que trabalhou com o youtuber durante a copa, informou que suspendeu a parceria. “A Adidas é uma marca que repudia todo e qualquer tipo de discriminação. Portanto, decidimos suspender a parceria com o youtuber Júlio Cocielo”.
A Coca-Cola em nota informou que não possui mais nenhuma relação com Cocielo e que o último trabalho juntos foi na Olimpíadas de 2016. “O respeito à diversidade é um dos principais valores da nossa companhia, em nossas campanhas celebramos as diferenças e promovemos a união. Manifestações preconceituosas não são toleradas. Repudiamos qualquer forma de racismo, machismo, misoginia ou homofobia”.
Outros influenciadores e seguidores comentaram:
O @cocielo é um dos caras mais legais e humildes com quem já convivi. Tem um coração gigante e é admirado por TODOS, repito, TODOS os influenciadores que conheço. Perseguir o cara por causa de um erro (ele já se desculpou), é um equívoco imenso. Esse ñ merece mesmo.
— Rafinha Bastos (@rafinhabastos) 2 de julho de 2018
Só eu que entendi a piada do @cocielo referente ao Mbappe pela velocidade não pelo tom de pele dele? Realmente os que fazem arrastão correm muito seja negro,branco e etc… vocês gostam de polemizar tudo, pelo amor de Deus…
— BRUNO FAGUNDES (@GordooBruno) 3 de julho de 2018
ninguém se coloca no lugar do outro, as pessoas mudam, constantemente de opinião, de jeitos, hoje pode ser isso, daqui um ano aquilo, todo mundo muda, td mundo erra, ngm tem q julgar n, geral sabe q o @cocielo errou, se arrepende por coisas de anos atrás e hoje ele é outra pessoa
— ஜ (@gliimam) 3 de julho de 2018
Sabem o que é pior? Que milhões de pais e mães com filhos que acompanham esses youtubers não estão na nossa bolha. Mal sabem o que os filhos veem. E nem vão ficar sabendo desse conteúdo racista todo que apareceu, não vão dialogar com os filhos que vão continuar consumindo isso..
— Bic Müller (@bicmuller) 2 de julho de 2018
Isso sim é piada.
Isso sim é humor.
Aprende, @cocielo!#CocieloRacista pic.twitter.com/48CDyiY251— Hoje não, Faro! (@D3p0isdos30) 2 de julho de 2018