segunda-feira, 17 de junho de 2024

Governo do Ceará entrega 1.400 conjuntos de mobília e novos equipamentos para atender melhor crianças de escolas indígenas

Mais conforto para garantir o aprendizado das crianças indígenas do Ceará. O governador Elmano de Freitas comandou, nesta quarta-feira (22), a entrega de 1.400 conjuntos de mobília, além de novos equipamentos, para alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas indígenas de 14 etnias. A ação representa investimento de R$ 2,2 milhões. O evento aconteceu na Escola Indígena Chuí, no povo Pitaguary, localizada na Aldeia Olho D´Água, no município de Maracanaú.

Elmano de Freitas destacou a importância da entrega dos materiais para o desenvolvimento da educação do povo indígena cearense. “Esse mobiliário é importante para que essa criançada tenha um conforto na escola. O Ceará tem povo indígena, escola indígena, que exige respeito e tem seus direitos. O nosso Governo é feito para que a pauta indígena avance e este governador segue compromissado com o povo indígena”.

Atualmente, a rede estadual conta com 41 escolas indígenas, abrangendo 16 municípios: Acaraú, Aquiraz, Aratuba, Canindé, Caucaia, Crateús, Itapipoca, Itarema, Maracanaú, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Pacatuba, Poranga, São Benedito, Tamboril e Quiterianópolis. Um total de 8.383 alunos estão matriculados nessas unidades, da Educação Infantil até o Ensino Médio.

Secretária da Educação, Eliana Estrela ressaltou o compromisso do Governo do Ceará em atender os pedidos da população indígena do estado. “Hoje é um momento histórico. Estamos entregando equipamentos que são importantes para o dia a dia daqueles que fazem a educação, também uma reinvenção que já vinha sendo feita. É por meio da educação, do cuidado e do zelo que vamos ter uma sociedade cada vez melhor”.

Diretor da Escola Indígena Chuí, Cacique Kauã agradeceu o apoio na conquista de mais uma realização em prol de todas as etnias indígenas que vivem no estado. “É com grande satisfação e alegria que recebemos vocês para a entrega desse mobiliário tão importante. Hoje percebemos o avanço e o comprometimento do Governo do Estado com a população indígena do Ceará. Desde a estrutura dos prédios, a atenção com professores por meio de concursos. Em nome do povo Pitaguary, agradeço ao Governo do Ceará por todo esse apoio”.

Também durante o evento, o governador Elmano de Freitas autorizou a reforma da quadra poliesportiva da Escola Chuí, que atende 422 alunos.

 

Outros Posts