O Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte sediou, neste sábado (22), a maior graduação de muay thai da região do Cariri, com 337 alunos da escola Nordeste Combat participando do exame. O evento que acontece semestralmente, reuniu alunos de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, e superou as expectativas da organização. “Esperávamos em torno de 200 pessoas, vieram 337. Vamos trabalhar para difundir ainda mais a escola e essa arte na região, chegando a 500 graduandos no próximo exame”, disse o mestre (kru yai) Wendell Nobre.
De acordo com o professor Rayman Moreira, da unidade Crato da NEC, as pessoas procuram o muay thai por diversas formas, seja para cuidar da saúde ou para a defesa pessoal, sendo praticado, naquela unidade, por alunos entre 05 e 70 anos de idade. “Já tem mais de dois anos que treino no muay thai. Para se viver, não precisa ter idade. Se a gente puder fazer as coisas, e tiver espírito, não tem idade”, diz Seu Luiz Rodrigues, com 83 anos de idade.
A NEC foi fundada em 2004 e possui várias filiais no Ceará, Pernambuco e Pará. Em breve, uma nova filial será implantada no Uruguai. A escola trabalha em consenso com federações e confederações brasileiras e tailandesas, como a Kru Muay Thai Association (KMA) e a World Muaythai Organization (WMO).



























