segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Gerando cerca de mil empregos, Governo do Ceará participa da inauguração de segunda unidade de fábrica de sapatos no Crato

Na segunda posição entre os estados do Nordeste em números de geração de empregos no ano de 2024, o Ceará continua avançando nesse setor. O governador Elmano de Freitas participou, nesta segunda-feira (30), da inauguração da segunda unidade da fábrica Grendene, no Crato. A nova unidade será responsável pela geração de cerca de mil novos empregos formais na região do Cariri.

O governador Elmano de Freitas, que fez questão de visitar as duas fábricas e conversar com alguns funcionários, destacou a importância de investimentos como este para o desenvolvimento da região, principalmente impulsionando a geração de empregos.

“É um momento importante para o Ceará, para a região do Cariri e para o município do Crato. Isso aqui é investimento, estamos falando de milhões de reais para instalar uma fábrica, que está gerando oportunidade de emprego. São essas oportunidades que transformam a vida das pessoas e isso é muito importante para uma sociedade que a gente quer mais justa, mais igual”, ressaltou o governador.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração, junto ao governador cearense, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil; o vice-presidente da Grendene, Pedro Grendene; o diretor Industrial, Nelson Rossi; e outras autoridades.

Oportunidade de transformação

Dentre os muitos que tiveram a vida transformada pelo emprego, está a supervisora de laboratório da Grendene, Maria Rodrigues, de Piquet Carneiro. A jovem trabalha na empresa há seis anos e compartilhou a realização de sonhos a partir da oportunidade que a empresa lhe ofereceu.

“Dei início a minha trajetória aqui como líder técnica, desde então muitos forma os desafios. Nesse período, muitas foram as mudanças na minha vida. Fui promovida a supervisora de laboratório, concluí uma especialização, consegui comprar meu carro e a minha casa”, compartilhou. “A empresa dá oportunidade e nos motiva”, complementou.

Quem também teve a vida impactada pela geração de emprego da fábrica foi Vicencia dos Santos. Há 20 anos na empresa, a colaboradora falou com empolgação dos jovens que têm chegado para integrar o quadro de funcionários. “Aqui recebemos muitas oportunidades e eu espero que esses jovens aproveitem todas elas. Estou aqui há 20 anos, conheci pessoas maravilhosas e cresci muito. Ela (a fábrica) me abriu muitas portas. Desejo isso para quem terá a oportunidade de ingressar aqui com essa nova fábrica e essa geração de emprego”, ressaltou.

A Grendene, hoje, tem, aproximadamente, três mil funcionários na região do Cariri. Anunciada oficialmente há três anos, a nova fábrica recebeu um investimento de cerca de R$ 30 milhões, com mil novos empregos diretos dedicados à produção de calçados, palmilhas, entresolas e solados de EVA. A empresa, que exporta para várias partes do mundo, produz calçados de marcas como Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids.

O vice-presidente da Grendene, Pedro Grendene, dedicou o momento de crescimento aos funcionários que fazem a empresa ser exemplo de produtividade. “Com 53 anos de história no mercado produtivo, nós da Grendene estamos sempre inovando, explorando novos mercados e investindo em tecnologia que nos permite continuar crescendo e oferecendo o melhor às nossas pessoas. O que vemos aqui é o reflexo de investir constantemente em desenvolvimento, no crescimento da região do Cariri e no Brasil”, pontuou o vice-presidente.

“Em 2021, nos contávamos com um quadro de 1.900 colaboradores. Hoje, já somos praticamente 2.900 colaboradores. São mil novos empregos em três anos, impactando e contribuindo para o desenvolvimento da região, da comunidade local, e fazendo do Ceará um dos principais polos produtivos de calçados”, completou Pedro. Além da unidade inaugurações nesta segunda-feira (30), fábrica tem unidade industrial em Sobral, desde 1993 e no Crato, desde 1997.

Dentre esses novos empregos está Fabrício Ferreira, de 22 anos, que exerce a função de embalador. Para ele, estar na Grendene simbolizou uma oportunidade de enxergar o futuro com uma nova perspectiva. “Essa oportunidade me tira o meu melhor, a Grendene já fez uma grande diferença na minha vida, porque aqui ela é conhecida como a grande potência de emprego no Crato, ela impacta diretamente na taxa de desemprego daqui. Então, ela muda a minha vida, porque tenho a perspectiva de crescer como pessoa e na empresa”, concluiu.

Outros Posts