quarta-feira, 17 de abril de 2024

Garantia Safra: mês de cadastro finaliza com 435 inscrições em Barbalha

Durante o mês de setembro foi realizado um mutirão de cadastro do programa Garantia Safra (2023/2024), promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). Entre os dias 05 e 29, foram visitadas 14 localidades, com o número total de 435 inscritos. O resultado foi avaliado de forma positiva pelo corpo técnico, já que, comparado ao ano passado, este número foi de 428 pessoas.

Os sítios Macaúba, Santana, Malhada, Arajara e Barro Vermelho encontram-se na lista com o maior número de inscritos. De acordo com Bruna Vieira, técnica da Ematerce, a expectativa é de que estes cadastros sejam lançados no sistema ainda neste mês de outubro e em novembro já seja homologada a lista de aprovados para a emissão de boletos.

O Secretário do Desenvolvimento Agrário, Welton Vieira, disse estar satisfeito com a realização do programa. “Podemos considerar este ano como um sucesso, se olharmos para pouco menos de dois anos atrás, tínhamos aproximadamente cerca de 190 pessoas cadastradas. Este número praticamente dobrou se compararmos com o deste ano.” afirmou.

Para participar do programa, foi exigido do agricultor somente o CAF ou a DAP, juntamente com a comprovação de renda de até 1,5 salários mínimos proveniente das atividades agrícolas. Ao ser escolhido, o candidato receberá um valor total de R$1.200 divididos em 5 parcelas de R$240,00, disponível por 120 dias.

O programa Garantia Safra, conhecido popularmente como Seguro Safra, é um fundo destinado para agricultores atingidos pela estiagem ou excesso de recursos hídricos. O objetivo é salvaguardar condições mínimas de sobrevivência dos produtores sujeitos à perda da safra, nos territórios guarnecidos pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste.

Outros Posts