quarta-feira, 17 de abril de 2024

G20 Brasil 2024: o que os encontros podem representar para o Ceará

Líderes e representantes da maiores potências mundiais, países que fazem parte do G20, terão a oportunidade de conhecer o Ceará este ano. Entre os meses de julho e outubro, o estado receberá seis encontros, sendo quatro reuniões técnicas e duas ministeriais, para discutir os temas relacionados à educação, trabalho e finanças.

Este ano, presidido pelo Brasil, o G20 terá três prioridades gerais: combate à fome, pobreza e desigualdade; as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental); e reforma da governança internacional. “É uma satisfação enorme receber e participar das reuniões do G20, que demonstram claramente a articulação do nosso governo estadual com o Governo Federal. Além do apoio do nosso governador Elmano de Freitas, o apoio do ministro [da Educação] Camilo Santana foi muito importante para que o Ceará se credenciasse para receber todos esses encontros”, afirmou a secretária das Relações Internacionais do Ceará, Roseane Medeiros, que junto com a Casa Civil, está à frente da organização do evento.

O G20 ampliou a discussão para além das questões financeiras. E isso está sendo visto como uma oportunidade de divulgar o Ceará, principalmente para os negócios e o turismo. Em 2023, o Ministério das Relações Exteriores veio ao Ceará e esteve com o governador Elmano de Freitas, que desde o primeiro momento, deu total apoio, e diversas secretarias de Estado estão trabalhando para realizar reuniões exitosas e aproveitar a oportunidade para divulgar o Ceará para o exterior.

“Estamos articulando com as secretarias afins para que cada uma, dentro da sua competência, possa nos ajudar com a organização desses encontros. Estivemos em Brasília, neste mês de março, onde, no Palácio do Itamaraty, tivemos reuniões com o Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Fazenda, da Educação e do Trabalho, e foram elencadas algumas solicitações de apoio que prontamente Governo do Ceará se dispôs a atender, sem esquecer da estrutura do nosso Centro de Eventos”, informou a Secretária.

 

Saiba mais

G20 significa “Grupo dos Vinte”. O G20 reúne os países com as maiores economias do mundo. Os Estados-membros se encontram anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais. O grupo se define como o principal fórum de cooperação econômica internacional (acordo estabelecido pelos líderes na Cúpula de Pittsburgh, em setembro de 2009).

O G20 é composto por 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais (a União Africana e a União Europeia).

Os membros do G20 representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio mundial e cerca de dois terços da população do planeta.

Outros Posts