O “misterioso” torcedor e fã do Brasil foi identificado. Trata-se de Iuri Torski, de 34 anos, solteiro e que mora na cidade de Samara, na Rússia.
Torski ficou famoso após aparecer na transmissão do jogo das oitavas de final Brasil e México, segurando a bandeira brasileira, com apenas o rosto à mostra, num semblante sombrio. A imagem viralizou nas redes sociais e o transformou numa celebridade da web.
Outra imagem do russo que também ganhou o Brasil foi o “retrato em estilo mangá” feito pelo cartunista juazeirense Israel de Oliveira, de 29 anos.
A caricatura é usada como foto de perfil do do russo no VKontakte (Rede social russa equivalente ao Facebook).
A redação do Portal Badalo conversou com o Israel, e ele contou como se sentiu quando soube que o russo tinha compartilhado sua arte.
“Um misto de orgulho e apreensão. Eu fiquei muito contente, claro, mas tem muitos holofotes neste momento e isso assusta um pouco. De repente tem notificação de gente que eu nunca vi na vida falando que postaram esse desenho meu em algum lugar, vindo parabenizar, me marcando mil vezes na postagem de um fake que se dizia o cara desenhado… é engraçado (risos)”.
Ele disse ainda que não teve contato direto com o Iuri Torski, apenas deixou um comentário na postagem dele no VK com o seu desenho. “Não me sinto à vontade pra incomodar, mostrou que curtiu o meu trabalho. Fiquei muito feliz com isso. Deve ta sendo louco pra ele acordar e ver tanto assédio de brasileiro”, disse o artista.


Israel de Oliveira já trabalha com desenho profissional há oito anos e está concluindo sua formação em Design de Produto na Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Assédio brasileiro ao “torcedor misterioso”
No seu perfil do VKontakte, Iuri deu um recado à torcida brasileira.
“Obrigado a todos! Desculpe, não posso responder diretamente a todos vocês, mas todos vocês são incríveis. Estou muito feliz por fazer parte da equipe do Brasil neste torneio. Claro, vou apoiar o Brasil nas próximas partidas e espero que vocês vençam! ??????
P.S. Desculpe pelo meu mau Inglês)”
A simpatia dele pelo Brasil vem de outros tempos. Torski contou que comprou a bandeira que estava no estádio em uma viagem a Guiana Francesa em fevereiro deste ano. Além do futebol, ele gosta do país como nação. “Torço para o Brasil porque é um país interessante.” Em Inglês brasileiros pedem que Yuri venha visitar o Brasil, outra pede para que o russo/brasileiro continue indo a jogos da seleção.