terça-feira, 28 de maio de 2024

Fortaleza sediará 1º campeonato regional LGBTQIA+ de futebol society da Ligay no Nordeste

Nos dias 20 e 21 de maio, Fortaleza será a sede do primeiro campeonato regional LGBTQIA+ de futebol 7 da Ligay Nacional de Futebol no Nordeste. A Champions Ligay – etapa nordeste 2023, será realizada em parceria com o Cangayceiros Futebol Clube, com o apoio do Governo do Ceará. A competição acontecerá neste fim de semana, às 15h, na Arena Champions, localizada no bairro Parangaba.

A organização do campeonato prevê esquema de segurança com policiamento e socorristas. A entrada do público para assistir a competição é gratuita, sendo necessário apenas apresentar o ingresso social do evento, que pode ser adquirido pelo link: https://eventiza.com.br/evento/champions-ligay—etapa-nordeste.

Lucas Bertullino, presidente e atleta do Cangayceiros, estima um público de 600 pessoas nos dias das partidas de futebol society. De acordo com ele, o campeonato é uma forma de fomentar a prática de esporte entre as pessoas LGBTQIA+ e também de combater o preconceito nas partidas de futebol contra gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis. “Dentro do segmento esportivo, o futebol é um dos meios mais machistas e LGBTfóbicos. Em virtude desse cenário, o objetivo dessa competição é mostrar que o futebol é um espaço para todes, tanto para quem vai jogar quanto para quem vai assistir”, ressalta.

Participarão do campeonato 200 atletas de cinco estados brasileiros: Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Piauí. Além do torneio, o evento também contará com a presença de empreendedores locais que estarão realizando a venda de produtos e alimentos para o público.

Doe 1kg de alimento

A Champions Ligay – etapa Nordeste 2023 contará ainda com uma ação solidária de arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão doados à instituição “Outra Casa Coletiva”, que cuida de pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social na capital cearense.

Saiba mais

A Ligay Nacional de Futebol é atualmente a maior associação esportiva LGBTQIAP+ do Brasil, com 82 equipes filiadas e mais de 5 mil atletas em diversas modalidades esportivas. A associação também desenvolve atividades sociais, educativas e culturais nas sedes dos clubes filiados.

Já o Cangayceiros Futebol Clube é um coletivo esportivo LGBTQIA+ cearense, que visa contribuir com a criação e o fortalecimento de vínculos sociais/comunitários de pessoas LGBTs, por meio da prática de futebol e de atividades educativas sobre direitos humanos e cidadania. Ações de solidariedade também fazem parte do histórico dessa agremiação ao longo de seus quase 4 anos de existência, tais como: doação de brinquedos para crianças carentes, ação de doação coletiva de sangue, doação de alimentos e roupas para casas de acolhimento de pessoas LGBTs, entre outras.

Outros Posts