Divulgado nesta quinta-feira (29) o croqui da roda-gigante de 100 metros de altura, que será instalada na Praia de Iracema, em Fortaleza, em um dos espigões temáticos a serem concedidos à iniciativa privada na Capital. Na última semana, a empresa Amuse-BR recebeu autorização da Secretaria de Governo da Prefeitura Municipal de Fortaleza para iniciar os estudos de instalação do equipamento.
A roda-gigante terá ainda 24 cabines climatizadas com 30 metros quadrados cada uma, e capacidade para 32 pessoas. A expectativa é que as obras sejam iniciadas no fim deste ano e previsão de inauguração para o Réveillon de 2019 para 2020, segundo informou o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira.
Inspirada em um dos principais cartões postais do mundo, a London Eye, no Reino Unido, a estrutura segue as normas e a certificação das melhores referências internacionais do segmento do entretenimento de alto padrão.
De acordo com Erick Vasconcelos, Secretário de Turismo de Fortaleza, quando o edital de concessão for lançado, a ideia é que a ganhadora da concessão “corra com a montagem da roda-gigante para o Réveillon de 2019”. “A roda, em si, não que nessa data esteja pronto todo o entorno, mas pelo menos o ícone já deve estar preparada. A meta estabelecida pela Secretaria do Turismo é 31 de dezembro, mesmo que o entorno não esteja pronto”, reforça.
“Nós estamos trabalhando junto à Procuradoria Geral do Município para formatar o termo de referência para o chamamento público dos espigões e há muitos interessados”, disse Erick Vasconcelos, acrescentando que o chamamento público deve ser aberto em três meses. “A intenção é que a gente já tenha as empresas iniciando as obras no segundo semestre deste ano. Tudo será por conta da iniciativa privada. A Prefeitura vai conceder os espaços públicos por meio do chamamento para dar a segurança jurídica a quem for investir”, explicou. “A roda-gigante, por exemplo, é um investimento de mais de R$ 100 milhões”.
Roda-gigante será mais alto equipamento turístico do país


A roda-gigante da Capital terá mais do que o dobro da altura do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que possui 38 metros. O atração também é mais alta do que o Elevador Lacerda, em Salvador, que chega a 73 metros.
“Vislumbramos um enorme potencial da indústria do amusement (diversão em alto padrão) no Brasil e o projeto da roda-gigante, em Fortaleza, está surgindo para fomentar o turismo e o lazer local e ainda trazer mais visibilidade para a cidade em um âmbito internacional”, comenta Charlles Nogueira, CEO da Amuse-BR.

