terça-feira, 16 de abril de 2024

Fortalecer a regionalização do turismo é prioridade para avançar o Ceará

Para fortalecer a vocação natural que o Ceará tem para o turismo, área que tem impulsionado a geração de emprego e renda no estado, a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) tem como prioridade valorizar os potenciais de cada região em um processo de interiorização. Foi o que afirmou a titular da pasta, Yrwana Albuquerque, no último sábado (29), durante a reunião com o governador Elmano de Freitas, a vice-governadora Jade Romero, a primeira-dama Lia de Freitas e demais secretários(as) de Estado.

“Um dos pedidos do governador Elmano é a interiorização. Muitas vezes, a gente fala do Ceará e destacamos o turismo de sol e mar. O Ceará não oferta só isso. Então, interiorizando o turismo, geramos emprego e renda em todo o estado. Dos 184 municípios, já temos 64 municípios cadastrados com potencialidades atuais do turismo”, detalha Yrwana Albuquerque.

Essa estratégia traz benefícios para o visitante, com mais rotas e possibilidades, por exemplo, e também para a comunidade local. “Recebemos, na última semana, uma pesquisa [do Caged] muito satisfatória que indica o turismo como destaque na geração de emprego e renda no Ceará. A cada dez vagas ofertadas em junho, uma é da atividade turística no estado. A atividade turística é muito ampla, não é só hospedagem. Tem os eventos, o entretenimento, a hospedagem, a alimentação, a logística. Tudo isso tem um poder muito alto”, reforça.

Ainda na reunião, a gestora destacou que o Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, recebeu 33 eventos e 200 mil visitantes de janeiro a junho deste ano. Outro destaque é o novo Bondinho de Ubajara, na Serra da Ibiapaba, que recebeu mais de 100 mil pessoas em um ano de funcionamento.

Outros Posts