terça-feira, 18 de junho de 2024

Forças de Segurança do Ceará apreendem 565 armas de fogo em janeiro

No mês de janeiro deste ano, as Forças de Segurança do Estado retiraram 565 armas de fogo de circulação em todo o Estado. O balanço positivo apresenta um aumento de 10,6% no total de apreensões, em comparação com o mesmo período de 2022, quando foram apreendidas 511 armas no Ceará. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O secretário Samuel Elânio, titular da SSPDS, explicou a importância do aumento das apreensões. Ele também destacou a integração do trabalho entre as polícias que têm sido essencial para o bom êxito dos esforços empregados. “Esse resultado está relacionado ao trabalho integrado das Forças de Segurança. O empenho de todos nas ações preventivas, ostensivas, de inteligência e investigação, sejam das equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), como do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE), que tem atuado também nos trabalhos integrados de fiscalização e de inspeções, tem aumentado o número de prisões, que está diretamente relacionado com o número de apreensões de armas”, frisou ele.

O gestor da SSPDS ressaltou ainda que armas de fogo fora de circulação impactam diretamente na diminuição de outros indicadores criminais. “Ao serem retiradas armas de circulação, a tendência é diminuir os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), tipos de crimes que mais nos preocupam. Isso também tem contribuído para o aumento da sensação de segurança do cearense”, concluiu.

Apreensões

Ao longo do mês de janeiro, ações importantes contribuíram para o resultado desse aumento de apreensões de armas de fogo. Como por exemplo, uma ofensiva realizada por uma equipe do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE). No último dia 12 de janeiro, um homem foi preso em posse de seis armas. O flagrante aconteceu no município de São Gonçalo do Amarante (AIS 23).

Já uma investigação coordenada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), em parceria com Coordenadora de inteligência (Coin) da SSPDS, resultou na prisão em flagrante de um homem de 37 anos, em posse de um fuzil, carregadores e munições. A prisão e apreensão do armamento ocorreu, no dia último dia 16 de janeiro, na BR-116, em Icó (AIS 21).

Outra ação da Polícia Civil, no dia 26, culminou na prisão de uma dupla suspeita por tráfico de drogas na Praia do Futuro (AIS 2). Com eles, foram apreendidas três pistolas, sendo uma pistola israelense calibre nove milímetros, e outros dois revólveres calibre 38 e 40, além de farta munição.

Denúncias

As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser enviadas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Outros Posts