Em evento solene no Palácio da Abolição na capital, nesta segunda-feira (12), o governador Camilo Santana sancionou a lei que institui o adicional de insalubridade de 20% para os 7.209 agentes comunitários de saúde e endemias de 183 municípios cearenses. De acordo com o Governo do Estado a ação custará R$ 1,48 milhão por mês e já deve começar a ser paga em junho deste ano.
Aprovada pela Assembleia Legislativa no último dia 20 de fevereiro, a mensagem governamental foi elaborada para atender mais um anseio da categoria dos agentes comunitários, que previa a possibilidade de concessão do aditivo em razão de riscos inerentes ao exercício da atividade. Antes, em 2015, o Governo já havia garantido o piso salarial para os servidores.
Ao assinar o documento, Camilo Santana destacou a importância da função e o empenho diário dos profissionais que colaboram para a garantia de mais saúde nas comunidades cearenses. O chefe do Executivo também lembrou que o Ceará é pioneiro no País na experiência dos agentes comunitários de saúde, que desde 1987 trabalham focados para cumprir ações de prevenção na casa de famílias em diversos municípios do Estado.
A solenidade contou com a presença de lideranças sindicais, além de vereadores, prefeitos de municípios e outras lideranças políticas.