domingo, 19 de maio de 2024

Flona Araripe completa 78 anos, primeira legalizada no Brasil

O Cariri amanheceu festejando os 78 anos da Floresta Nacional do Araripe, a primeira floresta instituída em lei no Brasil. Ela está presente em vários municípios do Cariri, com maior extensão na cidade do Crato. O aniversário é comemorado em dois de maio.

A comemoração dessa importante data aconteceu durante a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da Floresta Nacional do Araripe-Apodi, na Casa sede do Belmonte, embaixo da copa das árvores e ao som dos pássaros.

Além de festejar a data, foi momento para conhecer e validar importantes projetos que serão desenvolvidos na Floresta, como a revisão do Plano de Manejo, projeto de proteção da fauna, em especial do Soldadinho-do-araripe; e ainda a apresentação do Parque naturalizado, inspirado no trabalho que o município realiza juntamente com a Urban95.

“A prefeitura municipal tem essa parceria com a Urban95, e a gente está trazendo isso para vários ambientes aqui na cidade. E, hoje, tivemos essa grata surpresa, chegar no ICMBio e ver que a instituição abraça e replica a iniciativa do parque naturalizado, onde você vai ter um escorregador que é de terra, vai descer deslizando na areia, que aí é se sujar mesmo e brincar com e na natureza, com troncos de árvores”, comentou Stephenson Ramalho, secretário adjunto do Meio Ambiente.

A manhã seguiu com a homenagem do mestre Galdino, que convidou os participantes a lerem um cordel que trata de várias espécies da flora, e finalizando todas as rimas com “tudo tem aqui, mas a gente gosta mesmo é do pequi”. O pequizeiro foi escolhida a árvore que simboliza o município do Crato, em votação popular, na última Semana da Água e da Árvore.

Na oportunidade, o diretor do ICMBio em Crato, Carlos Augusto, agradeceu à parceria com a administração municipal, em especial, pela doação de terreno anexo a sede da instituição, no Pimenta.

Ao final, o canto dos pássaros foi substituído pelas palmas de parabéns à Floresta Nacional do Araripe, no auge dos seus 78 anos. Participaram do festejo os componentes do comitê consultivo, representantes de várias instituições ligadas ao meio ambiente, e também o vice-prefeito, André Barreto, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ary Filho.

Outros Posts