O longa “Capitais” venceu como melhor lon na categoria Festival Universitário de Brasília, na 51º edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O curta dos alunos do Porto Iracema das Artes, Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha, foi anunciado campeão neste domingo (23), no Cine Brasília.
A mostra recebeu 130 inscrições de curtas-metragens e 20 foram selecionados, dentre eles, o curta de Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha, pelo Porto Iracema das Artes. Além de “Capitais” – campeão da mostra, concorria também outra produção cearense, “Atalanta”, de Fernanda Brasileiro e Hylnara Anny, pela Vila das Artes.
“Capitais”
Com roteiro e direção de Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha, o curta conta a história de Alice, uma jovem de 20 e poucos anos, que vive sozinha em um dos milhões de apartamentos empilhados das capitais.
MELHOR FILME FEST UNI
Capitais, de Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha, da escola Porto Iracema das Artes, do Ceará— festbrasilia (@festbrasilia) 23 de setembro de 2018


Apesar de se passar em Fortaleza, como o título do filme sugere, Capitais traz temas presentes em qualquer grande metrópole brasileira. O curta foi inspirado na canção “Alucinação”, do álbum homônimo de Belchior, clásico lançado em 1976.
A ideia do curta surgiu na seleção do Curso de Roteiro de Curta-metragens, ministrado pelo diretor e roteirista Marcelo Müller, em uma programação de férias do Porto em julho de 2017.