domingo, 26 de maio de 2024

Férias: Ceará deve receber mais de 300 mil turistas em julho

As férias de julho é um dos períodos mais importantes para o turismo. O impacto gerado como consequência da receita turística arrecadada durante o mês é bastante significativo para a economia cearense. Diante disso, a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) divulga a previsão da alta estação, considerando a demanda turística, oferta hoteleira, receita gerada e movimentação no aeroporto.

O estado é um dos destinos mais buscados para o período. Conforme pesquisa recente da empresa Decolar, Fortaleza lidera o ranking de destinos nacionais. O levantamento da plataforma, que é líder do segmento na América Latina, foi realizado com base na procura por passagens aéreas no site e app.

Principal portão de desembarque no Ceará, o Aeroporto Pinto Martins é o terceiro do país com mais voos programados para julho, com base na busca dos passageiros por bilhetes para o período, ficando atrás apenas de Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Um dos incrementos para o período é o voo internacional Fortaleza – Buenos Aires, que retornou no último dia 24, com duas frequências semanais. Outro portão de entrada bastante movimentado é o Aeroporto de Jericoacoara. Devido à alta demanda projetada, a Latam ampliou de cinco para sete o número de voos do Aeroporto de São Paulo/Guarulhos com destino a famosa praia no litoral cearense.

“Esse período é um boom para o turismo. Tratando-se de Ceará, temos ótimas expectativas por diversos fatores, como nosso aeroporto, a qualidade de atrativos e a excelente oferta hoteleira. Alinhado a isso, fizemos um primeiro semestre de muita promoção do destino Ceará em mais de dez países. Isso nos dar segurança de projetar bons números, com ganhos para toda cadeia produtiva do turismo”, destaca a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.

Confira a previsão da Setur para o mês de julho

Demanda Turística para o Ceará

A demanda turística para o Ceará deve crescer com relação ao ano anterior. A expectativa é que o estado receba cerca de 305 mil turistas apenas no mês de julho, ante 286 mil visitantes registrados em 2022. O resultado representa uma variação positiva de 6,6%.

Fluxo internacional

Impulsionado pelo incremento de novas conexões e o fortalecimento do hub aéreo do estado, a Setur prevê um crescimento de 21,1% no número de turistas internacionais durante as férias de julho no estado. Isso significa que o Ceará deve receber aproximadamente 28 mil estrangeiros, ante 23 mil do ano anterior.

Taxa de ocupação hoteleira

A taxa de ocupação hoteleira de todo o estado deve se aproximar dos 80%. Neste período, as regiões litorâneas são bastante buscadas. Os turistas europeus, por exemplo, procuram o estado por coincidir o período de férias com o verão de lá.

Receita Turística

A Setur prevê que a receita turística gerada durante as férias de julho será de R$ 1.1 bilhão. Isso representa um incremento de 17,9%.

Movimentação no Aeroporto Pinto Martins

A movimentação de passageiros no Aeroporto Pinto Martins, principal portão de desembarque no Ceará, também deve ter um incremento. Com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), serão 575 mil passageiros, ante 547 do mesmo período no ano anterior.

Outros Posts