domingo, 01 de dezembro de 2024

Exposição “Olhos de folha seca” está aberta à visitação no Centro Cultural Daniel Walker até o próximo dia 4 de dezembro

A exposição “Olhos de folha seca – o Ex-voto é o testemunho de um encontro”, do artista visual Leo Ferreira, com curadoria de Adriana Botelho, segue disponível à visitação até o próximo dia 4 de dezembro.

As obras constituem-se de trabalhos de investigação do imaginário a partir do corpo e de suas partes, estejam elas unidas ou separadas. A mostra está exposta no Centro Cultural Daniel Walker, localizado na Rua São Bernardo, 724 – Centro, Juazeiro do Norte – CE, com horário de funcionamento de terça a sábado, das 10h às 19h.

Leo Ferreira é artista visual e ourives, natural de Juazeiro do Norte, onde vive e trabalha. Tem o desenho como principal linguagem artística e investiga questões que permeiam o corpo, a memória e a poesia do cotidiano, realizando trabalhos que atravessam as artes visuais, o design e a ourivesaria.

No texto da curadora Adriana Botelho, ela explica um pouco sobre o conceito da exposição:

“O Ex-voto é o testemunho de um encontro, é a oferenda entregue após uma graça ter sido alcançada. A cura da doença, a cirurgia bem-sucedida, o casamento, o diploma, o carro ou a casa própria. Os sujeitos encontram tantos desafios na vida que pedem força ao divino e o invocam. Quando o pedido é ouvido e atendido, esculpe-se, fotografa-se ou entrega-se um objeto que sirva como a prova física de que a missão se cumpriu, e que o devoto ‘nada deve aos céus’. Por isso, o ex-voto reflete também os modos humanos de existir no mundo.

A oferenda consiste numa experiência que une as vivências corporais e psíquicas. É uma separação e, ao mesmo tempo, uma passagem de uma condição para outra. É um corpo-imagem que é transformado, moldado, modificado, ressignificado, esculpido e pintado conforme as habilidades do artesão e as necessidades do praticante. A prática é ancestral, descende de diversas culturas antigas, como a indígena, a africana e a greco-romana e, na atualidade, encontra-se presente nos santuários de peregrinação religiosa do mundo todo. No Ceará, temos dois grandes centros de romarias: o Santuário de Canindé, com os devotos de São Francisco, e Juazeiro do Norte, com os devotos de Padre Cícero e da Beata Maria de Araújo.”

Outros Posts