quarta-feira, 29 de maio de 2024

Estudantes participam de atividade sobre Sistema Braille

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte promoveu, nesta quinta-feira, 11, um momento de interação entre os estudantes da rede municipal com baixa visão, acompanhados pelo Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado – NAPE. O encontro também celebrou o Dia Nacional do Sistema Braille, comemorado em 8 de abril.

O trabalho, conduzido pela Brailista Brenda Maria, tem como objetivo garantir o acesso inclusivo de crianças cegas e com baixa visão. Os atendimentos ocorrem de maneira pedagógica, auxiliando os alunos nas atividades escolares, na acessibilidade, práticas educativas e na alfabetização através do método braille. “Dessa forma, conseguimos contribuir com a inclusão e aprendizado dos alunos da nossa Rede Municipal de Educação”, pontuou a profissional.

Durante o evento, houve contação de história sobre Louis Braille, o criador do Sistema de escrita e leitura tátil, além de uma exposição de materiais e uma oficina para construção de Cela Braille. A Cela Braille é composta por seis pontos em relevo, e as diferentes combinações desses pontos permitem a formação de 63 símbolos Braille.

Os estudantes Natanael Dantas, Maria Aparecida, Larissa Manoela Viana e João Vitor Duarte participaram das atividades com entusiasmo, identificando a primeira letra de seus nomes através da oficina de Cela Braille.

Outros Posts