Nos dias de hoje vivemos sempre conectados ao celular ou ao computador, e muitas vezes usando alguma rede social que gostamos. WhatsApp, Facebook, Instagram e Snapchat são algumas das mais utilizadas no Brasil, e você provavelmente tem um perfil em pelo menos uma delas.
Redes sociais, como essas, incentivam que a gente compartilhe nossas ideias, sentimentos, o que estamos pensando, fazendo com quem estamos ou até mesmo onde estamos.
Porém, devido a essa alta conectividade, e a esse grande incentivo em compartilhar sobre a nossa vida, você pode acabar compartilhando algo que seu empregador não goste. Não é de hoje que vemos diversos casos nas notícias sobre pessoas que foram demitidas por causa de alguma publicação em redes sociais.
Então, caso você já esteja procurando um novo emprego, ou mesmo caso você já possua um trabalho, é preciso estar sempre atento o que você posta e para quem você está postando.
Imagens e textos altamente politizados, mensagens de ódio ou até mesmo de suporte a determinadas organizações podem indicar ao seu empregador que você não compartilha da cultura da empresa. Alguns tipos de postagens também podem causar conflitos com seus colegas de trabalhos.
Assim, o que sempre indico a quem me pede conselhos nessa área é que apenas coloque no grupo do WhatsApp da empresa assuntos relacionados ao seu trabalho. Também incentivo a pessoas a deixarem suas contas do Instagram e outras redes sociais privadas, pois assim você tem um maior controle sobre quem está vendo.
Quero aproveitar para indicar a série Suits. Nessa série, que acompanha a dia a dia em um escritório de advocacia você vai ter várias lições de liderança, negociação e trabalho em equipe.