sexta-feira, 24 de maio de 2024

Escola Superior do MPCE encerra domingo (12) prazo para envio de artigos para Revista Acadêmica

Será encerrado no próximo domingo (12/03) o prazo para submissão de artigos que vão compor a próxima edição da Revista Acadêmica da Escola Superior do Ministério Público (ESMP). A prorrogação da data foi informada no Edital nº 002/2023/ESMP/CE, publicado no Diário Oficial do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) de 22 de fevereiro.

A chamada pública havia sido aberta em 31 de janeiro, através do Edital nº 001/2023/ESMP/CE. A previsão é que a próxima edição da Revista Acadêmica – publicação número I – ano 15 – 2023 – seja publicada em junho de 2023. Com exceção da nova data para envio dos artigos, todas as demais disposições do Edital nº 001/2023/ESMP/CE estão mantidas.

Membros, servidores e estagiários do Ministério Público podem enviar trabalhos para submissão, assim como profissionais da área jurídica, acadêmicos, estudantes e demais interessados. Os artigos devem ser de autoria de doutores, mestres e especialistas, sendo que bacharéis e graduandos podem inscrever-se como coautores.

Os artigos devem ter no mínimo 15 e no máximo 20 laudas. Para efetivar a submissão, é necessário fazer cadastro na plataforma virtual da Revista Acadêmica, por meio de login e senha. Os trabalhos obrigatoriamente devem ter conteúdos voltados para temas de interesse do Ministério Público e da linha editorial da Revista. Além do papel que o MP desempenha na sociedade, a linha editorial inclui temas que relacionam a instituição com a defesa do Estado Democrático de Direito, da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. A proposta é fomentar uma reflexão crítica sobre o aprimoramento e eficácia do sistema de justiça, especialmente no combate à criminalidade, aos atos de improbidade administrativa e à defesa do meio ambiente e dos direitos humanos.

Os artigos podem ser inscritos na plataforma virtual da Revista Acadêmica da ESMP, no link: https://revistaacademica.mpce.mp.br/revista/user/register.

Certificação

A Revista Acadêmica Escola Superior do Ministério Público do Ceará (RAESMP) é certificada pelo sistema Qualis, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A publicação possui a certificação Qualis B3, que considera os periódicos da categoria média relevância. O sistema avalia produções científicas de programas de pós-graduação brasileiros, incluindo periódicos científicos (Qualis Periódicos), produções artísticas (Qualis Artístico) e publicações em livros (Qualis Livros).

Acesse na íntegra o Edital nº 001/2023/ESMP/CE

Confira aqui o Edital nº 002/2023/ESMP/CE

 

Outros Posts