quarta-feira, 19 de junho de 2024

Escola e famílias participam de ação em alusão ao Dia Mundial da Síndrome de Down

Em alusão ao Dia Mundial da Síndrome de Down, a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte realizou nesta terça-feira (21), ações relacionadas à conscientização e importância da data. O evento contou com a presença de alunos, familiares, professores e cuidadores. A atividade integra a programação da Semana Municipal da Síndrome de Down, que ocorrerá até esta quinta-feira (23), trazendo momentos de integração e discussão da temática.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino possui 39 crianças com trissomia 21 matriculadas em diversas unidades. Foram disponibilizados serviços de aferição da pressão, glicemia, aplicação de vacinas, CadÚnico, maquiagem e contação de histórias. As ações contaram com a parceria de instituições como a Secretaria de Saúde – Sesau, Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho – Sedest, Uninassau, Estácio e Senac.

A secretária de Educação, Pergentina Jardim, ressalta que o Dia Internacional da Trissomia 21 tem como objetivo compartilhar e fomentar ideias, experiências e conhecimentos, além de conscientizar sobre o assunto, evidenciando e traçando práticas que estimulem a autonomia dos alunos.

Antônio Jarbas, pai da aluna Layla Bezerra, destacou o quanto essas ações são importantes para a socialização e estímulo à autonomia da sua filha: “minha filha estuda na Creche Irmã Neli, e fico muito feliz com o carinho e aprendizado que recebe lá. Já percebo, apesar da pouca idade que, aos poucos, ela está ganhando sua independência. Esse momento está sendo enriquecedor para ela e para nós. A integração entre a família e escola faz toda a diferença” explicou.

A programação continua nesta quarta-feira (22), às 18 horas, com uma live abordando a autonomia e o protagonismo das pessoas com T21, por meio do instagram da palestrante Julia Albuquerque. Já no dia 23, será realizada mais uma edição do projeto “Dialogando sobre Inclusão”.

Outros Posts