domingo, 03 de março de 2024

Escola da rede municipal é a única do Ceará contemplada com Programa de Robótica

A Escola Municipal Tabelião Vicente Pereira da Silva, em Juazeiro do Norte, está entre as 25 escolas públicas do país, e a única do Ceará, contempladas com o Programa de Robótica Educacional, promovido pela Lego Foundation e Disney, através do Instituto Positivo. O resultado foi divulgado na última sexta-feira, 7. A unidade escolar foi contemplada com dois programas: “FIRST® LEGO® League Discover” e o FIRST® LEGO® League Explore, onde irá atender estudantes de 6 a 10 anos.

O programa tem o objetivo de estimular os estudantes às práticas e vivências em Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte, Matemática e Robótica. Além disso, busca incentivar o desenvolvimento da linguagem e do emocional, habilidades de comunicação e trabalho colaborativo. Serão disponibilizados para a escola, conjuntos da LEGO® Education e formação para os professores que atuarão à frente das atividades relacionadas.

De acordo com o professor Willyan Pacheco, responsável pela inscrição da escola, para o Nordeste foram destinadas apenas cinco vagas, e somente Ceará e Paraíba foram contemplados. “É uma conquista muito significativa para um programa que será desenvolvido nacionalmente, com vários municípios do Brasil, que irão socializar suas experiências e participarão de campeonatos” destacou.

A previsão, segundo o docente, é que o material chegue à escola ainda no final do mês para que as atividades possam ser realizadas já em agosto, no retorno às aulas.

Para a escola ser contemplada, foi preciso cumprir uma série de requisitos relacionados em edital. São analisadas informações desde o quantitativo de alunos matriculados até a capacitação de docentes em Educação e Tecnologia, para a viabilidade de execução do projeto.

Outros Posts