segunda-feira, 27 de maio de 2024

‘Encosta na Folia-Terreiro Carnavalesco Ancestral’ realiza programação nesta terça-feira, 21, no Crato

O Ponto de Cultura Projeto Cultural Edite Mariano- PROCEM/ Casa Luz está promovendo a ação ‘Encosta na Folia- Terreiro Carnavalesco’ que tem como objetivo resgatar a festividade no bairro Seminário, trazendo bandas com repertórios de músicas latinas, samba, frevo e pagode. A programação acontece no dia 21, terça-feira, a partir de 18h na Encosta do Seminário, localizada na cidade de Crato.

Integrante da Casa Luz, a atriz e musicista Norbelia Duarte, fala sobre a importância da ação, ‘ela é necessária pois busca resgatar as músicas afro brasileiras, trazendo origens do carnaval e fortalecendo o intercâmbio entre as musicalidade. Além disso, busca fomentar a ancestralidade musical da região com os maracatus, tambores, samba e pagode.

A programação conta com o show do artista cearense ‘Zé de Guerrilha’ que traz em seu repertório investigações de músicas latinas a partir de samples e beats ; ‘Tambores de Axé’ espetáculo sonoro recheado de batuques e musicalidades brasileiras de matriz africana e o ‘Pagode do Jorginho’ que vem trabalhando com repertório autoral e releituras de clássicos de expoentes do samba, como Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Leci Brandão e muito mais.

Esta ação é promovida pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT/CE), por meio do XVI Edital Ceará Ciclo Carnavalesco 2023 – Descartes Gadelha.

Outros Posts