O ator João Miguel disse que sua carreira foi influenciada pela cultura do Cariri. A fala ocorreu em entrevista especial ao site Badalo, durante o Festvila 2018, que ocorre no distrito do Belmonte, em Crato. Ele revelou que suas raízes como ator foram fortalecidas a partir de experimentações durante visitas que fez à região, por ocasião de apresentações do espetáculo “Bispo”.
Hoje atuando em nível nacional, o ator de teatro, TV e cinema é reconhecido e já fez papéis em obras como “Xingú”, participação no programa “A Grande Família”, novelas como “Cordel Encantado”, nas séries “Força Tarefa” e “O Canto da Sereia”, no filme “Gonzaga – De Pai Pra Filho” e mais recentemente atuou na série da Netflix “3%”. O ator tem ainda uma vasta lista de prêmios pelo reconhecimento a suas atuações e conquistou 21 dos 34 para os quais foi indicado.
Agora de volta no Cariri, ele faz parte do grupo de 21 atores de várias partes do Brasil e de Portugal que se denominam “O Bando”, em referência ao grupo de Lampião. O time chega apresentando propostas de espetáculos e oficinas que são dispostas ao público gratuitamente. Os atores fazem apresentações diárias até o dia 29 de julho em diversos espaços não convencionais e com linguagem nova. “A intenção é estar em contato com o público, sem dividir artistas de expectadores” destacou.
Além de João Miguel, o FestVila irá promover a socialização destes saberes a partir das experiências de artistas como Nanêgo Lira, Américo Cordula, Ana Sampaio, Valéria Pinheiro, Goreth Albuquerque, João do Crato, Debora Finochiaro, Cristina Flores, Monica Mello, Edceu Barbosa, Joaquina Carlos, Rodrigo Rocha, Dane de Jade, entre outros.
Programação FestVila
26/07 (quinta-feira)
10h – Encontro do Bando (Manhã e Tarde)
14 às 17h – Vivência em Teatro: As Linguagens Artísticas e do Espetáculo: Intervenções Teatrais Experimentais entre Brasil e Portugal. Grupo Trigo Limpo (PT).
19h – Apresentação de Processo (Jardim de Dona Lindalva)
20h30m – Apresentação do espetáculo “Jardins Portáteis” (Solibel)
27/07 (sexta-feira)
08h – Artes Visuais na Comunidade do Gesso com Mariana Delgado (Portugal) e Alexandre Lucas (Ceará)
10h – Encontro do Bando
14 às 17h – Oficina Integrada com o Bando
15h – Intercâmbio Grupo Trigo Limpo e Cordelistas
19h – Apresentação de processos (Hotel Pasárgada)
20h30m – Apresentação de Processo (Casa do Ailton Frazão)
28/07 (sábado)
08h – Artes Visuais na Comunidade do Gesso com Mariana Delgado (Portugal) e Alexandre Lucas (Ceará)
10h – Encontro do Bando
14 às 17h – Oficina Integrada com o Bando
19h – Apresentação de processo (Terreiro de Assis de Preta)
20h30m – Apresentação de Processo (Terreiro da Família de Fábio)
29/07 (domingo)
14h – O Bando Organiza Encontro Final
19h – Apresentação de processo na Vila da Música
20h – Encerramento com Terreirada dos Irmãos Aniceto na Solibel