Dezembro é um mês de muita atividade e ações no Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). O complexo organizou uma programação voltada para todos os públicos, com atividades envolvendo celebrações natalinas, empreendedorismo, educação ambiental, ludicidade, espetáculos e muito mais.
As atividades iniciam com a reunião extraordinária do Conselho Consultivo da Floresta Nacional do Araripe (Flona Araripe) no dia 03, às 9h, no Centro de Interpretação Histórica e Ambiental. O encontro reúne os conselheiros para dialogar sobre temas estratégicos relacionados à gestão e à conservação da unidade.
Valorizando a produção local e artesanal, os produtores da Feira Mirarte estarão no dia 07, a partir das 9h30, nas dependências do Mirante mostrando sua arte, a cultura local e o empreendedorismo criativo com o objetivo da troca, convivência e valorização dos saberes tradicionais.
Nos dias 10 e 11, o CAMC promove a oficina de bonecos de vareta no CRAS Malvinas, nos horários das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Em parceria com a Prefeitura de Barbalha, a oficina será ministrada pelo artista Cícero Cristiano, e que tem como objetivo a confecção de pequenos brinquedos artesanais utilizando materiais naturais e recicláveis, incentivando a criatividade, o cuidado ambiental e o resgate de práticas tradicionais.
Unindo leitura, diálogo e descobertas, será realizado na quinta-feira, 18, às 9h, na EMEIF Monsenhor Silvano de Sousa, localizada no Sítio Pelo Sinal, em Barbalha, o Momento Leiturinha: descobrindo os tesouros do Cariri. Ministrado por Bárbara Couto, o referido projeto tem como objetivo promover a educação ambiental, incentivar a leitura e fortalecer o vínculo das novas gerações com a identidade territorial. A ação conta com a parceria da Prefeitura de Barbalha.
Mas as atividades não param por aí. No sábado, 20, a partir das 18h, será realizado o Natal Comunitário, em frente ao CAMC, iniciando sua programação com a Feira Mirarte Caldas e Feira Ipê – Conexão de mulheres empreendedoras. A referida ação fortalece o papel das feiras como espaços de convivência, geração de renda e valorização das artesãs, artistas, produtoras e empreendedoras locais.
Também no Natal Comunitário, será apresentado o projeto “Tá meio musical esse ambiente”, com o show Mucuripe: Davi Duarte canta Belchior, Isaac Cândido canta Fagner e Ney Alencar canta Ednardo. Com um tributo aos ícones da música cearense, a proposta busca despertar no público uma reflexão sobre preservação ambiental e cultural, respeito à diversidade e valorização dos espaços coletivos. Esta é uma parceria entre o CAMC, Centro Cultural Banco do Nordeste e Prefeitura de Barbalha.
O Complexo Ambiental Mirante do Caldas disponibiliza também as visitas guiadas, onde instituições, entidades e pessoas interessadas podem realizar o agendamento por meio de link presente na bio do perfil do equipamento nas redes sociais.


























