Na manhã dessa sexta-feira (29), a Polícia Civil do Estado do Ceará apreendeu armas e munição na casa de um suspeito, na cidade de Crato, região do Cariri. O médico Francisco Antônio de Alcantara e Silva, de 72 anos, vinha sendo investigado após ameaçar uma servidora pública municipal.
Conforme apuração das autoridades, o suspeito teria ido até a sede da Secretaria de Finanças da Prefeitura do Crato, em março deste ano, para negociar uma dívida no valor de R$ 16 mil relativa a débitos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Ao ser informado da quantia, o médico teria se exaltado, ficando agressivo e constrangendo a vítima. Testemunhas afirmam que o suspeito exigiu que fossem retirados os juros, as multas, uma ação de execução fiscal em andamento e também que o nome fosse retirado do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC). Em seguida, o homem levantou a blusa e mostrou estar armado.
Diante dos fatos, a vítima e demais servidores que presenciaram os fatos compareceram à delegacia, onde noticiaram o ocorrido. A Polícia Civil, que passou a investigar o caso, representou pelo mandado de busca e apreensão, resultando na apreensão do arsenal.
Os policiais ao adentrar a residência do suspeito, no bairro Granjeiro, localizaram em seu quarto o material bélico (que não possuía registro). Foram apreendidos: dois revólveres calibre 38, quatro espingardas – sendo duas cal. 22, uma cal. 38 e uma cal. 44 -, além de 234 munições de calibres variados e um silenciador.
Diante do flagrante, o homem foi conduzido à sede da Delegacia Regional do Crato, onde foi autuado por posse irregular de arma de fogo. As apurações contra o suspeito seguem em andamento.