segunda-feira, 17 de junho de 2024

Edificar, curso preparatório da UFCA para o Enem, realiza aulão solidário em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Um aulão solidário para arrecadar doações para pessoas impactadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul será realizado pelo Edificar, um dos cursos preparatórios promovido por estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O aulão será neste sábado, 25 de maio de 2024, das 8h às 11h, no Centro Universitário Uninassau (auditório do bloco 1), em Juazeiro do Norte. A instituição está localizada na Rua São Francisco, 1164, bairro São Miguel.

De acordo com matéria publicada pela Agência Brasil, a crise climática no Rio Grande do Sul afetou mais de 2,3 milhões de pessoas. Podem participar do aulão estudantes do Ensino Médio e demais interessados no Enem 2024. Interessados podem se inscrever, por meio de formulário eletrônico, até o dia do evento. No dia do evento, para efetivar a participação, os inscritos devem, obrigatoriamente, doar um item solidário que, posteriormente, será enviado para o RS. Esses itens podem ser, dentre outros, roupas, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, colchões e cobertores.

Segundo Ermesson Cleones, conselheiro do Edificar, a Uninassau foi escolhida para sediar o evento por questões de logística. Ele destacou ainda que a instituição já funciona como ponto de coleta para doações desse tipo, o que facilitou a organização do aulão e a recepção das futuras doações. Conteúdos do Aulão Solidário No aulão deste sábado, os conteúdos ministrados terão como foco questões de Ciências da Natureza, principalmente Química e Biologia. Nas últimas edições do Enem, conforme Ermesson, essas foram as áreas nas quais os estudantes tiveram mais dificuldade.

Para as aulas de Química, o projeto Edificar convidou a professora Jessyca Lima, líder do cursinho preparatório “Ciência em Destaque”. No caso da área de Biologia, os conteúdos serão apresentados pelo professor Vanylton Matias, cofundador do Núcleo Pré-Vestibulares. Durante o ano, o Edifique Ações, programa vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA), costuma realizar vários aulões do Edificar com destaque para as principais grandes áreas de estudo do Enem.

O programa planeja ainda organizar outros aulões até novembro deste ano, tendo como destaque conteúdos nos quais os estudantes tenham mais dificuldades. Outras informações sobre o aulão deste sábado, bem como as novas datas para eventos futuros serão divulgadas por meio do perfil oficial do Edifique Ações no Instagram. As inscrições para o Enem – utilizado pelas Instituições Públicas de Ensino Superior e também por instituições privadas como parâmetro de efetivo ingresso em seus cursos – estão abertas até 7 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro deste ano. Serviço

Outros Posts