O já renomado músico caririense Dudé Casado participou recentemente de um clipe com a banda Sanitário Sexy (Petrolina – PE e Juazeiro – BA). A música é “A Saudade é Uma Cela”, de composição do próprio Dudé, numa regravação da banda com uma pegada mais folk, nas palavras do músico. O clipe foi lançado ontem, 18, no site Tenho Mais Discos que Amigos.
Apesar de ser uma regravação de uma música de Dudé, que até já tem clipe (veja no fim da matéria), o vídeo chama a atenção por ser feito todo em plano-sequência. Esse tipo de gravação usa uma tomada única, ou seja, não tem cortes, nem mesmo na edição. O que deixou ainda mais difícil foi o fato de a câmera estar sempre em movimento, assim como os músicos que entram e saem do vídeo a todo momento.
Em entrevista ao Portal Badalo, Dudé conta, entre risos, que a gravação foi “o maior sofrimento”, debaixo de sol durante horas e horas. Segundo ele, foi uma manhã ensaiando e uma tarde filmando, e que pensou em desistir várias vezes durante esse tempo, mas que no final das contas achou o desafio “massa demais”.
Sobre o local da gravação, na Bahia, o músico conta que são as ruínas de um antigo bordel, e que em volta daquelas ruínas existem várias de histórias, “uns falam que a dona se matou lá, outros dizem que ela fez uma plástica e sumiu com outra identidade”, conta, explicando que o local é “no meio do nada”.
Quando perguntado sobre os erros de gravação, que nesse caso fazem a filmagem voltar do zero, Dudé diz que, ao final do melhor take, bateu com a cabeça numa galha e ficou rindo, “estraguei tudo”, conta, fazendo voltar todo a filmagem.
O clipe foi dirigido por Fernando Ventura, mas Dudé revela que, até o momento da gravação “ninguém sabia do roteiro… nem ele mesmo [Fernando]”, foi feito na hora. E o músico juazeirense se mostra feliz com o resultado.
Ele conta que a interação com a Sanitário Sexy foi boa, “a gente se entende sempre”. A filmagem não foi o primeiro momento do encontro interestadual, eles já dividiram palco em Juazeiro do Norte, Petrolina, Salvador e na cidade dos garotos, Juazeiro da Bahia.
A musica foi gravada pela banda Sanitário Sexy em Salvador, e o caririense encaixou sua voz na canção de casa mesmo.
Já a ideia do clipe em plano-sequência não é nova dentro do meio musical. Há muitos anos atrás a banda Ira! já havia ido na mesma fonte para gravar o clipe de “Bebendo Vinho”. Mais recente, A Banda Mais Bonita da Cidade também fez sucesso, há sete anos, com o plano-sequência de “Oração”. No cenário internacional temos de Spice Girls, com “Wannabe”, até Chet Faker, com “Gold”.
Depois da experiência, Dudé Casado revela que pretende levar a ideia pra um de seus trabalhos futuros, e diz até já ter roteiro. Uma das músicas candidatas a ganhar um pla-sequência com clipe é Sobrevestes.
Ele também revela que já está preparando um trabalho novo, “iniciarei esses dias a pré-produção do segundo disco”. Enquanto isso confira o clipe e o making-off da regravação, assim como o primeiro vídeo que a música ganhou, na voz de Dudé Casado.
O primeiro clipe que a canção ganhou, na versão original de Dudé Casado: