Depois de ter sido adiado o início, de outubro para novembro, a organização da Copa do Sertão anunciou que a competição não vai mais acontecer. Segundo Ivan Barros, presidente do Crato, que estava na organização, o Barbalha e o Atlético de Cajazeiras desistiram de disputar a competição.
A Raposa Caririense alegou que não teria estádio para mandar os jogos e também para os treinamentos, pois o estádio Lírio Callou, O Inaldão, irá passar por reforma, já o Atlético de Cajazeiras teria destacado limitações financeiras.
O Badalo não conseguiu a confirmação do clube paraibano, já o presidente do Barbalha, Geisilúcio Gonçalves, também conhecido Lúcio Barão, concedeu entrevista ao programa Esporte Mais da Cariri FM, confirmando que a falta de estádio foi o principal motivo para a desistência.
Ivan Barros disse ao Badalo que a intenção de realizar a competição continua. O projeto agora é que a Copa do Sertão aconteça em 2020 com um tempo maior de planejamento e melhor organização. Além de Barbalha e Atlético de Cajazeiras, participariam da Copa do Sertão, o Guarani e Campo Grande, ambos de Juazeiro do Norte, Serrano de Serra Talhada e Salgueiro, os dois de Pernambuco, Sousa da Paraíba e o Crato.