sexta-feira, 25 de julho de 2025

Documentário sobre time LGBTQIA+ de Fortaleza é exibido neste sábado, 26

O documentário audiovisual “Cangayceiros: Ocupando Espaços em Campo” integra a programação da Kuya – Centro de Design do Ceará neste sábado, 26. O evento está marcado para 15h e contará ainda com uma conversa sobre LGBTfobia no esporte. A entrada é gratuita.
 Apesar dos avanços, os brasileiros ainda enfrentam uma forte LGBTfobia dentro do futebol, com cânticos de torcidas que raramente sofrem punições severas e a heteronormatividade presente dentro e fora de campo. Um exemplo disso é que, segundo o Observatório Racial do Futebol de 2023, apenas 1% dos jogadores das Séries A e B do Campeonato Brasileiro masculino se declararam anonimamente homossexual ou bissexual.
 Pensando nisso, Hellen Queiroz e Pedro Mairton, jornalistas recém-formados pela Universidade Federal do Ceará, produziram como Trabalho de Conclusão de Curso um documentário sobre o Cangayceiros, time LGBTQIA+ de futebol 7. O longa narra a história de como o time nasceu e resistiu ao preconceito ao longo de seis anos de existência, por meio de entrevistas com jogadores e comissão técnica. Em meio a  isso, é mostrado ainda o cotidiano do time, com treinos, jogos e momentos de descontração.
 Após a exibição do filme, haverá um debate sobre o tema desse e a LGBTfobia no esporte, com a presença de Hellen Queiroz e Pedro Mairton (diretores e produtores do filme), Lucas Bertullino e Leandro Rodrigues (presidente e atleta do Cangayceiros, respectivamente) e os jornalistas esportivos André Bloc e Iara Costa, além de Mitchelle Meira, secretária da diversidade do Ceará.

Outros Posts