terça-feira, 18 de junho de 2024

Alunos da rede municipal serão coautores de livro sobre história do Crato

A Ambiental Crato em parceria com a Secretaria de Educação do município, lançaram o projeto Cidade da Gente. A iniciativa, promovida em cidades onde empresas do Grupo Aegea atuam, propõe que estudantes produzam livros contando a história dos patrimônios dos seus municípios. O lançamento aconteceu na última sexta-feira (14).

Em Crato, o projeto será aplicado em 4 escolas públicas, com aproximadamente 400 alunos, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. As escolas comtempladas são:  Escola Prof. José do Vale,  Escola Dom Quintino, Escola Raimundo Nonato de Souza e Escola Estado da Paraíba.

O evento de lançamento do Projeto Cidade da Gente contou com a presença da Secretária de Educação da cidade, Germana Brito, professores e professoras do município, representantes da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato, SAAEC, da diretora presidente da Ambiental Crato, Carolina Serafim, e do coordenado regional de responsabilidade social da Ambiental Crato, Diecson do Prado.

O Projeto Cidade da Gente já foi realizado em outras 25 cidades de norte a sul do Brasil, reunindo produções de estudantes da rede pública, além de também reunir trabalhos de professores, escritores e ilustradores de renome nacional. O projeto já foi vencedor do prêmio Retratos da Leitura 2019, promovido pelo Instituto Pró-Livro, que reconhece e premia ações que incentivam a leitura no país.

Os livros da coleção tendem a se tornar importantes referências de conhecimento para as cidades participantes, com linguagem acessível mesmo para quem não tem hábito de leitura e com a vantagem de trazer o ponto de vista das crianças locais.

Para garantir que o livro se perpetue nas escolas da rede pública de cada cidade, são distribuídos gratuitamente entre elas 2.600 exemplares de sua tiragem e oferecida uma formação aos professores para reunir ideias de uso em diferentes disciplinas, estimulando o uso pelas turmas ano a ano, em temas diversos, por muitas gerações.

Outros Posts