Na manhã de hoje, 19 de janeiro, um marco na saúde do Cariri e em especial do município de Barbalha aconteceu após a aplicação das primeiras doses da vacina CoronaVac em profissionais da saúde. O município recebeu 845 doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pela chinesa Sinovac e produzida pelo Instituto Butantan. O quantitativo representa 34% do público prioritário da primeira fase de vacinação.
Foram contempladas com as primeiras doses, a técnica de enfermagem Maria Francineide de Brito e a enfermeira, coordenadora da UTI COVID do Hospital São Vicente, Maria das Dores Felipe Lacerda. As vacinas foram aplicadas pelo prefeito do Município, Guilherme Saraiva, que também é médico.
A ação foi realizada no Centro de Atenção Psicossocial, Caps III (antigo Centro de Saúde Materno Infantil) e transmitida pelas redes sociais. “É importante esse momento porque a gente passou um ano muito difícil em 2020, perdemos pessoas, tivemos nossas rotinas modificadas. E agora uma esperança concreta, que já chegou aqui na Barbalha. Nossa prioridade nesse primeiro momento é vacinar os profissionais de saúde, pessoas com comorbidades, depois os idosos e a população”, declarou o prefeito.
A secretária de Saúde de Barbalha detalhou o Plano de Vacinação do Município. “Em até 28 dias temos que aplicar a segunda dose. A gente teve o privilégio de dar o pontapé no interior do Ceará nessa luta contra o inimigo invisível, que é o coronavírus. Estamos abraçando essa oportunidade de sermos os primeiros e os grandes disseminadores nessa grande caminhada que a gente está desempenhando a partir de agora”, afirmou.
Segundo a secretária, a vacinação será feita de forma volante, “A gente vai até os locais para vacinar os profissionais de saúde, cumprindo o que está planejado na primeira fase e recebendo as próximas doses vamos dar continuidade, vacinando os idosos acima de 75 anos e os que estão institucionalizados”.
Ver essa foto no Instagram
Segundo informações da assessoria, a vacinação nos demais profissionais começará nesta quarta (20) de forma volante nos postos de trabalho dos profissionais a fim de evitar aglomerações.