quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

DEMUTRAN instala Conselho Municipal de Trânsito e Transportes

O Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro – DEMUTRAN realizou a primeira assembleia para instalação do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes – CMTT, na sede da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania – SESP. Com participação democrática, o DEMUTRAN dialogou sobre a Lei Municipal n° 5.232 de 2021, bem como a formação do Conselho. O encontro aconteceu na terça-feira (15).

Com 12 membros, o Conselho Municipal de Trânsito e Transportes é determinado, na lei primária, em órgãos sociais de gestão das políticas de trânsito e transporte, de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador. O DEMUTRAN registou, em ata, a proposta de um novo Projeto de Lei, inserindo demandas de inovação, perspectivas sociais, de mobilidade urbana e participação ampla da sociedade civil.

Inicialmente, o setor de Engenharia do DEMUTRAN tratou dos projetos de rotatórias, instalados, estrategicamente, em localidades de maior fluxo. O engenheiro Francisco Bezerra afirmou que “o principal ponto da rotatória é dar fluidez”, e que o órgão se empenha em avaliações para que não ocorram percalços na instalação.

O titular da Sesp, Cláudio Luz, afirma que o objetivo principal é a participação popular. “Tivemos engenheiros, moto táxis e profissionais liberais para dar suas opiniões sobre políticas públicas. Vamos construir com a participação da população”, destacou.

Em reuniões realizadas de forma bimestral, o conselho focará em todos os aspectos da mobilidade urbana, como afirma o diretor do DEMUTRAN, Cel. Adailton da Silva. Ele destacou que o trânsito “não é um problema local, mas nacional”. Falou, ainda, da sugestão de modificação da Lei e da disponibilidade do órgão em contribuir com a mobilidade.

Estiveram presentes membros de associações, do secretariado municipal, Polícia Civil, 2° Batalhão da Polícia Militar do Ceará, Sindicato dos Agentes Municipais de Trânsito – SIATRAN e motoristas de aplicativo.

Outros Posts