sábado, 13 de abril de 2024

Defesa Civil do CBMCE compartilha dicas para manter a segurança durante o período chuvoso no CE

O período chuvoso sempre é aguardado com bastante ansiedade pelos cearenses, seja para o abastecimento dos reservatório hídricos estaduais, ou para contribuir com os setores da agricultura e do meio ambiente. Entretanto, com a chegada da quadra chuvosa, também é de suma importância redobrar a atenção para aproveitar as chuvas de forma segura e positiva.

Com esse intuito, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec), vinculada ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), compartilha algumas orientações importantes para que a população possa garantir a segurança durante o período chuvoso.

É importante se manter informado

Se manter informado é o primeiro passo para garantir sua segurança. Por isso, fique atento às previsões do tempo e aos alertas emitidos por órgãos oficiais, que são ferramentas valiosas para planejar suas atividades diárias durante o período chuvoso. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulga a previsão meteorológica para o Ceará diariamente.

Cuidados dentro e fora de casa

Em casa, verifique se seus aparelhos elétricos estão desconectados e se seus documentos e itens de valor estão protegidos em locais altos. Se for preciso sair, evite passar por áreas inundadas tanto se estiver em um veículo como se estiver a pé, pois a água pode esconder riscos não visíveis. Em caso de tempestades, o ideal é estar em um ambiente fechado, longe de árvores e postes que possam representar riscos.

Prevenção, cuidados e apoio ao próximo

Evite o contato direto com águas de enchentes, pois podem conter contaminantes e trazer riscos a sua saúde e de seus familiares. Mantenha os sacos de lixo em locais apropriados e evite o descarte direto em vias públicas, pois o acúmulo de lixo pode obstruir bueiros e sistemas de drenagem, intensificando os riscos de enchentes e contaminação. Durante as chuvas, esteja pronto para auxiliar vizinhos, em especial aqueles que necessitem de mais ajuda, como idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

Por fim, em situações que requerem uma assistência imediata do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec), a população pode acionar o número 193, que está disponível 24 horas por dia. O CBMCE e a Defesa Civil do Ceará agradecem a colaboração de todos e reforçam a importância da população adotar as práticas de prevenção, para garantir que a quadra chuvosa seja uma época de renovação e segurança para todo o Ceará.

Outros Posts