sexta-feira, 24 de maio de 2024

Declaração Anual de Faturamento do MEI pode ser feita até final de janeiro

O Microempreendedor Individual (MEI) do município do Crato tem até o final do mês de janeiro para fazer a Declaração Anual de Faturamento 2023. Para fazer a declaração, o MEI pode procurar a Sala do Empreendedor, que fica localizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, na Sala do Empreendedor, localizada na Rua Dr. Miguel Lima Verde, 562, centro do Crato. O funcionamento para o atendimento ao público é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

O prazo foi determinado pelo Governo Federal. A orientação é que a declaração seja realizada para evitar multas, ou perda dos benefícios do INSS e ter a empresa cancelada. O MEI deverá informar para a Receita Federal o total de sua receita bruta anual, auferida no ano anterior, ou seja, tudo que foi apurado com a venda de mercadorias ou na prestação de serviços, com a emissão de nota fiscal, ou não (venda ou prestação de serviços para outra empresa o MEI é obrigado a emitir nota fiscal). Basta somar todos os valores que estão no “Relatório Mensal de Receitas Brutas”, referente a cada mês. Isso facilitará muito na hora de fazer a Declaração Anual do Microempreendedor Individual.

Barbalha

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), por meio da Sala do Empreendedor, está realizando atendimento gratuito para que microempreendedores possam fazer a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN). Também conhecida como Declaração Anual de Faturamento, o DASN é uma obrigação e responsabilidade de cada microempresário. O prazo para declaração termina no dia 31 de maio e deve ser feita diretamente pelo Portal do Empreendedor.

“Estamos oferecendo esse suporte gratuito para orientar nossos microempreendedores a realizar o procedimento. A declaração do MEI é obrigatória e precisa ser realizada anualmente”, disse Jarina Santana, Agente de Desenvolvimento Regional da Sala do Empreendedor.

Na declaração,  o microempreendedor deve informar o faturamento anual bruto, incluindo todas as vendas  ou serviços prestados ao longo do ano de 2022, e se houve contratação de funcionário no período.

De acordo com a SDE, cerca de 6400 novos microempreendimentos foram abertos no último ano. Esse número mostra o crescimento de pequenas empresas que se instalaram no Município, prestadores de serviços que além de gerar empregos, também contribuem para o desenvolvimento da economia local.

O empreendedor que faz a declaração do imposto de renda deve levar o número do seu CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), além de documentos pessoais. O atendimento ao microempreendedor é realizado das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Sala do Empreendedor de Barbalha, localizada na Avenida Coronel João Coelho, nº 203, 3º andar, centro.

Outros Posts