terça-feira, 16 de julho de 2024

Curso de Letras-Libras da UFCA recebe nota máxima em avaliação do MEC

A nota 5, máxima da avaliação do Ministério da Educação (MEC), foi dada ao curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Cariri (UFCA), que funciona no Campus Juazeiro do Norte. Feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o objetivo dessa avaliação é confirmar se as instituições têm, de fato, as condições adequadas para formar novos profissionais.

O curso foi avaliado em três dimensões para que se chegasse ao resultado final: a organização didático-pedagógica, como os objetivos do curso, o perfil profissional do egresso, a estrutura curricular, as metodologias desenvolvidas, os estágios, as atividades complementares e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O corpo docente, Núcleo Docente Estruturante (NDE); a atuação do coordenador; a atuação e a experiência dos/as docentes; a atuação do colegiado do curso e a produção científica, cultural, artística ou tecnológica, e a infraestrutura, que leva em consideração o espaço físico e a acessibilidade na Universidade.

A graduação é a primeira da UFCA a obter a nota máxima. O conceito atribuído faz parte da consolidação do processo de avaliação e de reconhecimento do curso, que iniciou as atividades em 2019. Conforme o coordenador, professor Lucas Romário, o curso pretende aprimorar o que já tem realizado e também buscar a ampliação e o fortalecimento das atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura; além de qualificar continuamente os/as docentes e estimular a produção científica, artística e tecnológica.

Fonte: UFCA

Outros Posts