domingo, 26 de maio de 2024

Cultura, tradição e emoção marcam hasteamento do Pau da Bandeira de Santo Antônio

Euforia, emoção e gratidão esse foi o sentimento dos carregadores do Pau da Bandeira de Santo Antônio que foi hasteado novamente, neste domingo (04), em Barbalha. ‌O evento, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, já contava com uma multidão logo pela manhã, com a celebração da Bênção da Bandeira e o desfile dos mais de 100 grupos culturais, de Barbalha e outros municípios, pela tradicional Rua do Vidéo.

‌O vaqueiro Antônio de Sá Barreto abre o cortejo cultural há 25 anos, sempre levando consigo a imagem de Santo Antônio. “A emoção é sempre a mesma. Parece que estou estreando. Desde o ofertório, na igreja matriz, até o largo do Rosário, sempre bate aquela emoção e gratidão ao nosso padroeiro Santo Antônio”, disse Antônio.

‌O Grupo Mateu de Teatro também participou do cortejo homenageando o Mestre Epitácio. “Mais uma vez estamos aqui no cortejo para mostrar a nossa cultura, para interagir com o público e homenagear o nosso mestre Epitácio. É uma honra estar aqui e mostrar que a cultura vive”, comentou uma das brincantes do grupo, Bruna.

‌Pela primeira vez acompanhando a Festa de Santo Antônio, a Secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela, comentou que a energia que a festa transmite é indescritível. “Uma festa linda que enche a cidade de muita cultura e de muita arte, com os grupos de tradição. As casas com suas portas abertas aos visitantes, o forró pé de serra. Estou muito surpreendida. É muito mais do que imaginei. Só visitando Barbalha para descrever o que significa essa festa. Recomendo que nosso Ceará, o Brasil e o mundo venham vivenciar essa experiência que é o cortejo do pau da bandeira”, comentou a Secretária.

Cortejo do Pau da Bandeira

‌A celebração popular, que ocorre desde 1928, o cortejo do Pau da Bandeira percorreu, de acordo com o capitão dos carregadores, Rildo Teles, cerca de sete quilômetros, trajeto que vai do local de preparação do mastro à Praça da Matriz de Santo Antônio.

‌Este ano, o mastro possui 23 metros e pesa em torno de 2,5 toneladas. O tronco de Jatobá foi carregado por cerca de 300 pessoas, entre carregadores e auxiliares de apoio, e percorreram com emoção as ruas da cidade.

‌“Esse ano tivemos o maior cuidado na organização. Com fé em Santo Antônio tudo dará certo e vamos levar o Pau da Bandeira com segurança até a Praça da Igreja Matriz. É uma honra e emoção ser carregador e participar dessa tradição quase secular na nossa cidade”, comentou um dos carregadores Thiaguinho Show.

‌Já era por volta das 18h40 quando os corredores chegaram à Rua da Matriz, no centro de Barbalha. A chuva de fogos de artifício, salva de palmas e gritos de “Viva Santo Antônio”, às 20h, anunciava: O Pau da Bandeira de Santo Antônio estava hasteado novamente em frente a Igreja Matriz do Padroeiro da Cidade.

‌“Missão cumprida, graças aos nossos carregadores. É prazeroso fazer parte disso. É a nossa fé, nossa tradição! O Pau da bandeira hasteado é a prova do amor incondicional dos carregadores para nossa cidade Barbalha”, comentou emocionado o capitão dos carregadores Rildo Teles.

Noite de espetáculos

‌Após o cortejo cultural, o centro histórico de Barbalha foi invadido por uma multidão, que aguardavam o cortejo do pau da bandeira e os shows nos quatro polos instalados. O Largo do Rosário contou com as apresentações de Dé do Norte e Banda, Ítalo Queiroz, Elba Ramalho e Alcymar Monteiro.

A Professora Milremar Pontes, saiu de Farias Britos para curtir o show da Elba Ramalha. “Foi maravilhoso. Era o que mais queria aqui na Festa do Pau Bandeira. Fiquei muito emocionada, vi ela [Elba Ramalho] de pertinho. Curti o show inteiro e amei o cover de ‘Minha Pequena Eva’”, disse a professora.

Na Praça da Estação se apresentaram Leonardo de Luna, Maninho e Banda, Jorge de Altinho e Waldonis. O polo do Marco Zero recebeu Forró Tapera, Luiz Fidelis, Santana o Cantador e Joãozinho do Exu. No Palco da Matriz contou com apresentações do Trio Pé de Serra, Coral de Aboios e Cícero do Assaré.

De acordo com a organização da festa, cerca de 250 mil pessoas acompanharam as festividades ao longo de todo final de semana. A programação da Festa de Santo Antônio segue até o próximo dia 13 de junho, como show de encerramento com o Padre Fábio de Melo, aos pés da estátua de Santo Antônio, no Alto da Alegria.

Outros Posts