Badalo
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • REGIONAL
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • POLICIAIS
quarta-feira, 14 de abril de 2021
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Banner Principal Prefeitura de Juazeiro
Badalo
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • REGIONAL
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • POLICIAIS
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Badalo
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados

Criança estuprada foi levada na mesma ambulância que o suspeito de abuso em presídio

19 de outubro de 2018 10:25

Foto: Reprodução

 

O estupro de uma criança de 11 anos no Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (Cepis), em Itaitinga, no último sábado (13), além de evidenciar a vulnerabilidade desta população e a brutalidade desse tipo de crime, notabilizou série de falhas que agravam a violência sofrida pela vítima. Em entrevista ao Sistema Verdes Mares, a mãe da criança narrou fatos ocorridos na tarde de sábado.

No relato, chama atenção o fato de a vítima, após a ocorrência, ter sido transportada na mesma ambulância que o suspeito tanto para a Delegacia Metropolitana de Itaitinga, como para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) – medidas de proteção negligenciadas que acentuam traumas.

Apenas na manhã desta quinta-feira (18), passados cinco dias do crime, é que vítima e família receberam atendimento assistencial, realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social; e um contato via telefone por parte da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus). Até essa quinta, a criança não havia sido encaminhada a nenhum serviço de atendimento psicossocial e tentava retomar a rotina com a ajuda dos profissionais da escola onde estuda.

A mãe da vítima conta que, após ter praticado o crime, o suspeito correu em direção aos agentes penitenciários, que só perceberam e intervieram na situação depois que os presos já tinham se manifestado e “tirado satisfação com o suspeito”. O pai da criança chegou a bater no suposto agressor, mas foi contido pelos demais internos, já que segundo “regras internas” não pode haver registro de violência durante as visitas.

Desproteção

Somente ao fim das visitas, a mãe e as crianças foram levadas ao chefe dos agentes, que garantiu o encaminhamento da vítima à Delegacia Metropolitana do Eusébio e à Perícia. Conforme a Sejus, o Cepis contava com 29 agentes penitenciários de plantão no dia do crime. O presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Ceará (Sindasp), Valdemiro Barbosa, porém, já havia dito que há quase 2.500 detentos e apenas 15 agentes na unidade.

“Quando terminou a visita, o agente me botou na gaiola (espaço gradeado próximo às vivências), para ele poder fechar as celas. E foi falar com o chefe da equipe. Passou o caso para ele e acionou a ambulância”, relembra a mãe. De lá, ela e a filha, relata, seguiram junto a três agentes penitenciários – sendo dois homens e uma mulher -, o motorista e o suspeito rumo à Delegacia. “Ele veio atrás na gaiola da ambulância e a gente no meio, escoltadas por dois homens e uma mulher. Todos na mesma ambulância. Só que ele estava atrás”, acrescenta.

Ao chegar às instituições, ela descreve que o suspeito era conduzido para áreas separadas, mas, durante o transporte, ele e a vítima se viam. “Na Delegacia, ele foi tirado e colocado em uma sala separado. Ficamos juntos quando íamos para as viagens. Quando ele passava, a gente se afastava”, diz. Os procedimentos foram finalizados por volta de 1h de domingo (14).

Questionada sobre o desrespeito às medidas de proteção à vítima, a Sejus reiterou, em nota, a informação repassada pela mãe da menina, assumindo que “criança, familiares e agressor foram conduzidos, na presença de uma agente penitenciária feminina, à delegacia responsável, em um chamado veículo-xadrez. O acusado foi levado na carceragem do veículo e a vítima, na cabine de passageiros”.

“Meu marido até chegou a bater nele, de tanta raiva que sentiu. Mas os outros presos contiveram ele, porque, na hora da visita, ninguém pode fazer confusão”

Visita

Segundo a mãe, a família só recebeu uma visita presencial na segunda-feira, quando três homens que não se identificaram formalmente disseram estar apurando o caso e a interrogaram junto à filha, questionando a criança sobre acusações feitas pelo suspeito após o registro da ocorrência. “Eles não disseram de onde são. Uma pessoa aqui perto de casa falou que são da CGD (Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário), mas eu não sei. Eles chegaram, perguntaram várias coisas e foram embora”, relata. A CGD, por meio de assessoria, informou que nenhuma equipe do órgão “realizou diligência informada pela mãe da vítima”.

O órgão esclareceu que “respeita o sistema de garantias de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, conforme legislação vigente”.

Denúncias

A CGD também foi questionada se existe alguma denúncia envolvendo a atuação dos agentes penitenciários que estavam no local no dia e horário da ocorrência, e respondeu que “até o presente momento, não existe denúncia. No entanto, uma investigação preliminar já foi instaurada para apuração do presente fato”.

“Na Delegacia, ele foi tirado e foi colocado em uma sala separado. Ficamos juntos quando íamos para as viagens. Quando ele passava, a gente se afastava”

Outro ponto questionado junto à Sejus foi a junção de vários internos de pavilhões diferentes no mesmo ambiente, pois, conforme a mãe da vítima, o pai da criança é do pavilhão 6 e o suspeito do crime, do 8. Em nota, a Sejus disse apenas que “a criança encontrava-se no pátio do pavilhão onde estava recolhido seu pai”.

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) informou que vai “averiguar as denúncias de irregularidades no atendimento à vítima e solicitará as devidas providências, caso elas sejam comprovadas”. O MPCE afirmou ainda que não prestará informações detalhadas sobre o caso, porque ele corre em segredo de Justiça.

Relacionado Posts

Entenda o impasse gerado durante a desapropriação do Hospital Leonardo da Vinci e o que prevê a legislação
Saúde

Entenda o impasse gerado durante a desapropriação do Hospital Leonardo da Vinci e o que prevê a legislação

Morre Bernie Madoff, responsável pelo maior esquema de pirâmide da história
Mundo

Morre Bernie Madoff, responsável pelo maior esquema de pirâmide da história

Pentágono confirma veracidade de vídeo que registra OVNIs
Curiosidades

Pentágono confirma veracidade de vídeo que registra OVNIs

Mais Lidas

  • Empresa chega a 30 cidades do Cariri e Centro-sul, com seleção para diversos cargos

    Empresa chega a 30 cidades do Cariri e Centro-sul, com seleção para diversos cargos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Renner inaugura nova unidade no Cariri Garden Shopping, em Juazeiro do Norte

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Divulgada a lista das famílias contempladas com o Vale Gás Social em Juazeiro

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Cantor Fábio Carneirinho é internado para tratamento de Covid

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Brotoeja: o que é, no rosto, no bebê, remédios e como tratar

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Últimas Notícias

Entenda o impasse gerado durante a desapropriação do Hospital Leonardo da Vinci e o que prevê a legislação

Morre Bernie Madoff, responsável pelo maior esquema de pirâmide da história

Pentágono confirma veracidade de vídeo que registra OVNIs

STF confirma decisão que determinou a abertura de CPI da Pandemia

Butantan libera mais 1 milhão de doses da CoronaVac ao Governo Federal

Clemir Institucional
  • Entre em contato
  • Anuncie Conosco
SOBRE NÓS

    

Levamos ao público, além de fatos de destaque no cenário regional, nacional e mundial, conteúdo diversificado, atualizado e dinâmico. Além de um portal de notícias, buscamos valorizar a cultura do Cariri, bem como suas belezas naturais.

WhatsApp

(88) 9.9205-4502

Facebook

facebook.com/portalbadalo

Instagram

@portalbadalo

Twitter

@portalbadalo

E-mail

contato@badalo.com.br

Telefone

(88) 2157-0177

© Copyright 2019 – Portal de Notícias Badalo

Desenvolvido Por: DaVinci – Marketing & Tecnologia

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Últimas Notícias
  • Cariri
  • Ceará
  • Esporte
  • Política
  • Policiais

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Todos os Campos são Obrigatórios Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist