A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para o período chuvoso de março a maio de 2018 indica 45% de probabilidade de chuvas acima da média, no Ceará.
No primeiro prognóstico do ano, divulgado pela Funceme em janeiro, já indicava um cenário positivo, sendo 40% de chances de chuvas acima da média para o período entre fevereiro e março.
Além de indicar maiores chances de precipitações acima da média, o prognóstico apontou 35% na média e 20% abaixo da média. “Não se trata de uma atualização do primeiro prognóstico de janeiro, porque o período de previsão é diferente”, reforça o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz.
As condições favoráveis para que o período chuvoso se mantenha positivo é devido o fenômeno La Ninã, no Oceano Pacífico, que favorece as precipitações. Além das boas condições da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) e do posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no período da Quadra Chuvosa, que está propício.
Em fevereiro, primeiro mês da quadra chuvosa, o balanço parcial já indica chuvas acima da média histórica. O Litoral Norte e o Cariri puxam os dados positivos com volumes observados de 267,7 mm e 224,3 mm, respectivamente.